Notícias
Governo promove mutirão de consultas e exames na Policlínica de São Bento
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta terça (10) e quarta-feira (11), o mutirão de exames de ultrassom e consultas de cardiologia, ginecologia, dermatologia, preventivos na Policlínica de São Bento. No primeiro dia da ação, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a execução do atendimento dos pacientes assistidos através do programa “Cirurgias – Aqui, a fila anda”.
Nesta terça-feira foram feitas 250 consultas, sendo 100 de cardiologia, outras 100 de dermatologia e 50 preventivos. Na quarta-feira serão mais 220 atendimentos, com 100 exames de ultrassom, 60 de cardiologia e mais 60 e ginecologia.
“O mutirão é mais um compromisso do Governo do Estado em cuidar de todos os maranhenses. Em São Bento serão mais de 400 atendimentos nos dois dias da ação, ofertando consultas e exames, tudo isso com o objetivo de garantir qualidade de vida e de saúde para quem mais precisa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A estratégia faz parte das ações do Governo voltadas para a aceleração do atendimento de consultas e exames a quem precisa fechar diagnóstico ou dar prosseguimento a tratamento. Ao chegar na policlínica, os beneficiados devem apresentar o encaminhamento médico, o RG e Cartão SUS.
A Policlínica de São Bento foi inaugurada pelo Governo do Estado em março de 2022. A unidade oferta atendimentos em endocrinologia, ginecologia, obstetrícia em pré-natal de alto risco, pediatria de alto risco, dermatologia, além de exames de ultrassonografia simples e morfológico, ecocardiograma, holter e Mapa. O serviço de cardiologia é um dos mais acessados pelos pacientes, com mais de 240 atendimentos mensais.
De acordo com a diretora administrativa da Policlínica de São Bento, Geina Azevedo, o mutirão amplia o atendimento para população dos municípios da região. “Muitos não têm essa especialidade, no caso um cardiologista é uma especialidade cara, além dos exames que acompanham, como é o caso do ecocardiograma, eletro, mapa e holter. A presença da Policlínica é sinônimo de atendimento de qualidade”, pontuou.
Emerson Serra Pires, de 21 anos, é de São Bento e foi um dos beneficiados pelo mutirão na policlínica com exame cardiológico. Acompanhado da mãe, Catarina Serra, de 44 anos, o jovem disse que sentiu um mal-estar, como uma espécie de fisgada forte no peito no último dia 21 de agosto, até ser encontrado desacordado em casa pelo cunhado e ser levado para São Vicente Ferrer onde fez o primeiro atendimento.
“Eu só me lembro que quando acordei já estava no hospital. Um mutirão como esse é algo muito bom, até porque mesmo se fosse para fazer particular, ia custar mais caro se deslocar daqui para outra cidade”, compartilhou.
O senhor Martinho Silva, de 71 anos, é aposentado e fez exame de cardiologia no mutirão realizado na Policlínica de São Bento. “Esse mutirão está sendo uma benção. Antes a gente tinha que ir para Pinheiro ou São Luís, mas agora nós temos essa benção que é a policlínica”, disse.
O pescador Eliano Carvalho, de 36 anos, é de São Bento e foi beneficiado com consulta dermatológica. Há cerca de um ano ele recebeu diagnóstico de hanseníase e desde então faz acompanhamento especializado. “É uma iniciativa muito boa porque aqui era muito difícil para a gente ter um tratamento como esse. Já com a policlínica, a gente pode fazer um tratamento desse tipo sem precisar ser deslocado para outra cidade”, relatou.
Visita
Durante a agenda, o secretário Tiago Fernandes também visitou o Hospital Municipal na companhia do prefeito da cidade, Carlos Dino Penha.