Notícias
Governo inicia Semana de Mobilização nas Escolas para prevenção das Arboviroses

De maneira preventiva, o Governo do Estado iniciou a Semana de Mobilização nas Escolas para Prevenção das Arboviroses. A abertura da programação aconteceu, nesta segunda-feira (17), na UEB Ministro Henrique de La Roque, bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar. Nesse cenário, as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação incentivam estudantes e professores para ações educativas sobre arboviroses e atividades de identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Davi de Almeida, de 12 anos, é aluno do sétimo ano da UEB Ministro Henrique de La Roque e em 2024 foi eleito o prefeito da escola na mobilização contra o Aedes. “Eu acho também muito importante a gente levar esses assuntos para dentro da escola. E mesmo que alguém diga que já sabe, é sempre bom realçar sobre esses assuntos e é bom ter todo o cuidado”.
Presente na ação, a superintendente de Epidemiologia da SES, Dalila Vasconcelos, observou que a participação dos escolares potencializa as iniciativas de conscientização no controle das arboviroses dengue, zika, chikungunya e oropouche. “Os alunos, eles são verdadeiros mobilizadores e protagonistas também dentro desse cenário de educação, onde eles vão divulgar dentro das suas casas e na vizinhança a prevenção, eliminação de criadouros do Aedes”, disse.
Neste ano, a Semana de Mobilização trouxe o tema “Eu tô é tu perder para um mosquito!” A ação é desenvolvida no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), e acontecerá até a próxima sexta-feira (21) nas escolas.
Durante a abertura da Semana de Mobilização nas Escolas para Prevenção das Arboviroses, o subsecretário de Estado da Educação, Antônio Heluy, reafirmou que a luta contra o mosquito Aedes deve ser feita com a união de todos. “Nesta ação, nós vamos estar unidos percorrendo o Maranhão para fortalecer a prevenção junto à comunidade, tanto os estudantes como também as famílias. Os estudantes vão ser vetores dentro da sociedade para combater, erradicar e evitar a questão da dengue, chikungunya e zika”.
“A educação é tudo e o nosso foco principal é conscientizar os alunos da importância de eles fazerem esse trabalho preventivo para que a gente o Programa Saúde na Escola seja cada vez mais efetivado dentro do município e que os alunos levem isso para suas famílias e comunidade para fazermos um grande trabalho de conscientização”, destacou o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, durante a ação.
Na escola, os agentes de endemias do município conversaram com os estudantes sobre medidas que podem ser adotadas para eliminação de criadouros do mosquito nas residências, como evitar o acúmulo de água em tonéis, manter caixas e barris tampados, realizar a limpeza de calhas de chuva, fazer o descarte correto do lixo e fazer o uso de repelentes.
Programação
De acordo com a programação, na terça-feira (18), a ação será no CEM Professor José de França, no município de Raposa. Na quarta-feira (19), a programação continua no município de Alcântara no CEM Professor Aquiles Batista Viera. A mobilização da comunidade escolar na quinta-feira (20) será no Centro de Ensino Luís Rego, no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar. A semana será encerrada, na sexta-feira (21), nas escolas CE Professor Ezelberto Martins, no bairro Vila Sarney, e CE Professor Francisco Ximenes, no bairro Vila Embratel, no município de São Luís.
Também participaram da solenidade de abertura da Semana de Mobilização nas Escolas para Prevenção das Arboviroses na UEB Ministro Henrique de La Roque, o coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Jadilson Neto; a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Monique Maia; a coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, Joseneide Matos. Entre os representantes do município de Paço do Lumiar, o secretário de Educação, Fábio Henrique Monteiro; a secretária de Saúde, Ana Lúcia Silva; e a subsecretária de Saúde, Adriana Mota.