Notícias
Governo inicia novos serviços no Hospital Regional de São Mateus
O Governo do Maranhão ampliou os serviços do Hospital Regional de São Mateus, unidade que integra a rede estadual de saúde. Os novos serviços do hospital contam com atendimento ambulatorial de endocrinologista, cirurgião geral e neuropediatra com exame eletroencefalograma. Na unidade, também passam a ser disponibilizadas cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, histerectomia e períneo.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que o objetivo da ampliação dos serviços é facilitar o acesso à assistência especializada. “O governo segue com os investimentos para incrementar os serviços públicos de saúde, mas sobretudo descentralizar a oferta, aproximando os atendimentos de quem mais precisa”, ressaltou o secretário.
O paciente de cirurgia geral, o lavrador Sebastião Ferreira Paiva, 69 anos, fala sobre os avanços que a cidade está ganhando na saúde. “Está é uma entrega que nós sempre esperávamos, o atendimento é muito bom e espero que mais coisas venham”, disse.
A paciente de neuropediatra, Júlio César Alves Soares, de 31 anos, avaliou os novos serviços ofertados na unidade da rede estadual. “Já fui atendido e pude tirar minhas dúvidas com o neuropediatra, e fico mais tranquilo com os esclarecimentos feitos pelo médico, é essencial ter esse atendimento aqui no hospital” disse o pai de João Gabriel, 3 anos.
Taise Araújo de Moraes, de 29 anos, aproveitou os serviços para levar seu filho Jhon Bryan, 9 anos, para consulta com o neuropediatra. “O atendimento foi muito bom, o povo da nossa cidade estava precisando muito dessa especialidade, agora não vamos precisar se deslocar para São Luís. Hoje foi o primeiro atendimento dele, já deu um diagnóstico. Fico muito agradecida por mais esse atendimento no regional”, disse a mãe de Jhon.
Ao todo, são leitos de clínica médica, cirúrgico, alojamento conjunto (Alcon), PPP (pré-parto, parto e pós-parto), UTI, observação e de recuperação pós-anestésica (RPA). A unidade conta ainda com recepção, sala de observação, sala de coleta, sala de triagem, Serviço Social, classificação de risco, raio-x, ultrassom, tomografia, três salas de cirurgias, refeitório, farmácia, entre outros ambientes.
O diretor técnico, Juan Mouchreck, ressalta o avanço que o hospital está proporcionando para a população. “Agora iremos ofertar serviços ambulatoriais de neuropediatra endocrinologia e cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, histerectomia e períneol”, pontuou.
Inaugurado em 23 de agosto de 2022, Hospital Regional de São Mateus já contabilizou, até o momento, 405.580 atendimentos.O hospital é uma unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.