Notícias
Governo faz Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em todo Maranhão e reforça medidas para a erradicação da doença
- 8 de junho de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
Com o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, neste sábado (8), ocorre em todo o Maranhão ações para ampliar o número de crianças vacinadas, reforçando as medidas para erradicação da doença no país. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a abertura da ação na sala de vacinação da Policlínica Cidade Operária, em São Luís. A estratégia é destinada a crianças menores de 5 anos, e a meta de 2024 é imunizar 95% do público-alvo da campanha.
“A poliomielite é uma doença que está erradicada no mundo, mas que precisa ser mantida sob controle, principalmente aqui no Brasil. É importante que os pais levem suas crianças à unidade, principalmente garantindo que elas sejam imunizadas e possam crescer saudáveis”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos.
A mobilização do Dia D faz parte das ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, lançada pelo Governo do Estado, por meio da SES, no último dia 27 de maio. A estratégia acontece em todo o Maranhão até o dia 14 de junho e tem como meta alcançar 419.561 de crianças com idade entre 11 meses e 29 dias a menores cinco anos.
A vacinação é a única forma de prevenção da doença. Crianças com idade de um ano a menores de 5 anos devem receber a vacina oral poliomielite (VOP) desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação. Já as crianças de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a VIP (injetável).
Marcela Ferraz, de 28 anos, trouxe a filha Isadora Ferraz de 2 anos e oito meses para vacinar contra polio, gripe e hepatite. “Vacinar é importante para a prevenção da criança. Por isso é importante que os pais tragam suas crianças para vacinar, para manter a caderneta atualizada”.
Quem também aproveitou o Dia D foi Adriano Costa Leite, de 40 anos, com a filha Ana Cecília Brito dos Santos, de 4 anos. “A importância é que, como já foi, graças a Deus, erradicada há muito tempo, a gente tem que estar sempre prevenindo, fazendo essa prevenção, trazendo as crianças pra tomar a vacina”.
Geisa Carla Pereira, de 39 anos, esteve com a filha Adila Vitória, de 3 anos, na ação. “Na minha opinião, tanto a vacina da pólio como qualquer outra, é importante. Eu me preocupo demais com a parte de vacinação com meus filhos, procuro deixar o caderneta deles em dias, e em qualquer oportunidade que tem eu faço questão de trazer para vacinar”, afirmou.
Além da sala de vacinação da Policlínica Cidade Operária, a SES também elencou pontos no Golden Shopping, Shopping da Ilha, de 10h às 20h. E as Policlínicas Vinhais e Vila Luizão, bem como os Hospitais Aquiles Lisboa (HAL) e Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira), para atender a população, de 8h às 17h, neste sábado.
Segundo a chefe do Departamento do Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a única forma de proteger as crianças é vacinando. “A vacinação é para todos. Vacinas salvam vidas. Por isso é necessário estar atento ao calendário de aplicação”, reforçou.