Notícias
Governo expande serviços da rede estadual de saúde na região de Presidente Dutra
Em Presidente Dutra, a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece atendimento no Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência, na Policlínica, na Unidade de Especialidades Odontológicas – Sorrir, na Agência Transfusional e no Centro de Hemodiálise. A região foi contemplada com a expansão do serviço de hemodiálise, e a nova estrutura passa a funcionar com 21 cadeiras em quatro turnos. A ampliação é parte das ações anunciadas pelo governador Carlos Brandão em assistência a rede de hemodiálise na localidade.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve em Presidente Dutra, na última sexta-feira (20), onde visitou o Centro de Hemodiálise, a Policlínica e o Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência. Durante a visita, o gestor reforçou o compromisso do governador Carlos Brandão em investir na qualidade da saúde pública no estado.
“Estamos assegurando mais qualidade no atendimento dos pacientes renais crônicos assistidos na rede estadual de saúde. Quem ganha com a expansão do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra e toda rede de serviços é o paciente, e é para isso que temos trabalhado”, destacou o secretário.
Centro de Hemodiálise
O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra assiste à população de 16 municípios da região. Com a nova estrutura, o número de cadeiras saltou de 13 para 21, prestando atendimento a 130 pacientes, em quatro turnos. O secretário Tiago Fernandes esteve na unidade e visitou o equipamento acompanhado da equipe do Centro.
O Centro já fez mais de 188.121 atendimentos, com um total de 25.526 consultas médicas, mais de 103.401 consultas multidisciplinares, 32.283 atendimentos no Serviço de Atendimento Diagnóstico Terapêutico (SADT) e 25.946 serviços de terapia renal substitutiva.
Paciente dialítico há seis anos, Damião Ferreira, de 60 anos, é do município de Fortuna, e elogiou a iniciativa. “Ah, aqui é muito bom, mais perto de casa, menos tempo de viagem. Antes eu tinha que ir para Caxias. Eram mais de quatro horas de viagem, agora eu faço esse percurso em apenas uma hora”, disse.
Reginaldo da Silva, de 47 anos, também é de Fortuna, e destacou que iniciou o tratamento dialítico em razão do diagnóstico para diabetes há dois anos. “Eu faço três sessões por semana. Antes, eu tinha que ir para o Carlos Macieira, lá em São Luís, depois me transferiram para Caxias e agora aqui. O atendimento aqui ficou muito bom, ainda mais porque é perto de casa”, avaliou.
Policlínica
A Policlínica Presidente Dutra alcançou a marca de mais de 820 mil atendimentos. A unidade da rede estadual de saúde foi instalada em 23 de outubro de 2020 na região. O secretário Tiago Fernandes, também, esteve no equipamento, e com a diretora administrativa da policlínica, Maria Betânia Pereira da Silva Soares, acompanhou os atendimentos realizado aos pacientes de 16 municípios da região.
A unidade oferece atendimentos em cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, pediatria, clínico geral, entre outros. Ao todo, foram totalizados mais de 61.754 consultas médicas, 252.710 consultas multidisciplinares, 223.224 atendimentos no Serviço de Atendimento Diagnóstico Terapêutico (SADT), e mais de 281.286 procedimentos de enfermagem.
Girlane Nunes da Silva, de 47 anos, faz tratamento para hérnia de disco e outras lesões na região da lombar. “Para mim o atendimento é nota 10. Os profissionais atendem a gente de uma maneira muito correta”, avaliou.
Os municípios que abrangem a região são: Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Joselândia, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum.
Macrorregional
O titular da SES, Tiago Fernandes, visitou ainda o Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, e deu continuidade ao diálogo com a direção da unidade, profissionais de saúde e usuários dos serviços. A visita foi acompanhada pela diretora geral do Macrorregional, Camila Hortegal.
Com 15 anos de funcionamento, a unidade é a referência de urgência e emergência, oferecendo atendimentos nas especialidades de anestesiologia, bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica, cardiologia, gastroenterologia, medicina intensiva, nefrologia, neurocirurgia, ortopedia e pediatria. Há também serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, como eletrocardiograma, exames laboratoriais, ultrassonografia, radiologia e tomografia.
Guilherme Silva, de 3 anos, deu entrada no Macrorregional de Presidente Dutra para tratar derrame pleural e pneumonia. Segundo a mãe da criança, Pâmela Silva, de 30 anos, o hospital salvou a vida do filho. “Ele chegou bem ruinzinho, com febre, tosse seca, muita dor. Mas, graças a Deus que a gente veio para cá, porque senão, o que seria? A gente foi recebido muito bem aqui e o tratamento também é ótimo”, destacou.