Notícias
Governo do Maranhão realiza primeira captação de córneas no interior do Estado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na madrugada da última quinta-feira (11), no município de Imperatriz, a primeira captação de córneas no interior do estado. O procedimento foi realizado pela Organização de Procura de Órgãos do Macrorregional Ruth Noleto e ocorreu no Hospital Municipal de Imperatriz, instituição parceira da Central Estadual de Transplantes.
A ação só foi possível graças ao gesto solidário de uma família que autorizou a doação. As córneas captadas foram encaminhadas ao Banco de Olhos, em São Luís, e irão beneficiar duas pessoas em tratamento que aguardavam na fila de transplante.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou o compromisso da gestão com a expansão da rede. “O Maranhão vive um momento de transformação na política de transplantes. Nosso compromisso é ampliar o acesso, salvar vidas e investir continuamente na qualidade dos serviços. A interiorização das captações mostra que estamos avançando para garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de recuperar a visão”, declarou.
Durante 22 anos, o estado contou apenas com o Banco de Olhos do Hospital Universitário Presidente Dutra – da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), como centro de captação de córneas. Em pouco mais de dois anos, o Estado do Maranhão inaugurou e capacitou novos centros para captarem córneas.
Esses centros estão inseridos no Hospital Municipal Djalma Marques – Socorrão 1 (CIHDOTT), Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (OPO), Hospital Municipal Clementino Moura – Socorrão 2 (CIHDOTT) e, mais recentemente, em Imperatriz (OPO). O próximo será implantado em Presidente Dutra.
Todas essas unidades foram habilitadas e capacitadas pela Central de Transplantes com apoio do Banco de Olhos do HUUFMA.
O coordenador estadual de Transplantes, Hiago Bastos, destacou o significado do avanço. “Essa é a primeira vez que uma córnea é captada no interior do Estado. A partir de agora, Imperatriz se torna um novo ponto de captação, fortalecendo a regionalização e acelerando os transplantes. Esse passo é fundamental para reduzir a fila de espera e ampliar o acesso à saúde”, afirmou o coordenador.
Somente em 2025, o Maranhão já realizou 319 transplantes de córnea. Em todo o ano de 2024, foram 453 procedimentos. O aumento expressivo demonstra o impacto da expansão da rede através do Plano de Aceleração de Transplantes do Maranhão e do fortalecimento da Central Estadual de Transplantes.