Notícias
Governo do Estado realiza Dia D da Diabetes na Policlínica Diamante

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta quarta-feira (19), na Policlínica Diamante, em São Luís, o Dia D da Diabetes, encerrando a Semana temática de conscientização sobre a doença. A iniciativa reforçou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado integral às pessoas em acompanhamento.
A Policlínica do Diamante, unidade de saúde referência estadual no tratamento da Diabetes, recebeu a programação realizou atividades educativas com equipes multiprofissionais, incluindo rodas de conversa sobre controle clínico, uso seguro de medicações, orientações sobre locais adequados para aplicação de insulina, boas práticas de rodízio de áreas e informações sobre a carteira da pessoa com diabetes e seus direitos.
A programação incluiu ainda palestra sobre saúde mental, orientações nutricionais, e um quiz em parceria com a Nestlé.
Pacientes atendidos na unidade destacaram o acompanhamento realizado no Ambulatório Diabético. Entre os relatos, está o de Paulo César França, 30 anos, que faz acompanhamento do pé diabético. “O atendimento da Policlínica do Diamante tem ajudado muito a manter minha saúde em dia e a tratar as feridas com segurança. Toda quarta-feira estou aqui para o acompanhamento, também faço os curativos para o meu pé, e tudo é muito bom”, disse.
Ambulatório da Diabetes
A Policlínica Diamante acompanha cerca de 1.500 pessoas por mês no Espaço do Diabético, com consultas multiprofissionais, dispensação de insulinas análogas e atenção ao pé diabético. A unidade oferece ainda serviços multiprofissionais de endocrinologia, nutrição, psicologia, clínica médica, reumatologia, gastroenterologia, além de exames laboratoriais e complementares, garantindo cuidado integral e contínuo.
A diretora geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques, destacou que a unidade mantém atendimento especializado e apoio contínuo às pessoas em cuidado e reforçou o momento educativo da data. “O Dia D reforça o quanto estamos comprometidos em orientar e acolher quem convive com Diabetes. Nosso papel é garantir acompanhamento completo, inclusive com acesso às insulinas análogas, que são medicações de alto custo e uso específico”, afirmou.
Cuidados
“O acompanhamento especializado é indicado para pessoas que fazem uso de altas doses de insulina, utilizam medicações específicas, apresentam feridas nos pés (pé diabético), alterações na visão, problemas renais ou histórico de complicações cardiovasculares”, explica a médica endocrinologista Aline Sarmento.
A médica reforçou a necessidade de vigilância e prevenção da Diabetes, e destacou as principais recomendações para prevenir o surgimento da doença. “Manter alimentação equilibrada, praticar atividade física e realizar exames periódicos são medidas fundamentais”, apontou a médica.