Notícias
Governo do Estado promove programação especial de carnaval em unidades da rede estadual de saúde

Nas unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atividades temáticas alusivas ao carnaval promovem bem-estar, integração e alegria entre pacientes e acompanhantes assistidos em centros de reabilitação, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais.
A quinta-feira (27) foi de muita alegria e diversão no Bloco do Girassol, realizado no Centro Especializado em Reabilitação do Olho D’água (CER Olho D’água). O nome foi inspirado em um projeto que já existe na unidade de saúde e é destinado para mães e pais dos pacientes com transtorno do espectro autista.
“O Projeto Girassol busca garantir o bem-estar dos cuidadores de crianças com TEA, proporcionando um espaço de suporte, acolhimento e fortalecimento emocional. Ao oferecer assistência integral, o projeto visa minimizar os impactos negativos do estresse e da sobrecarga enfrentados pelos cuidadores, promovendo um ambiente mais equilibrado para a família e, consequentemente, melhorando a qualidade do cuidado prestado às crianças”, explicou a diretora geral do CER Olho D’água, Yalem Pires.
A programação contou com a apresentação da banda da Guarda Municipal, o cantor Gilson Radical e o Bloco Tradicional Os Vampiros. Uma mistura de ritmos que alegrou crianças, responsáveis e profissionais que atuam na unidade de saúde.
“Além de fortalecer laços comunitários e a rede de apoio, foi mais uma atividade para contribuir com o bem-estar emocional, reduzindo o estresse e tornando o evento uma experiência inclusiva e enriquecedora para todos” ressaltou a diretora administrativa do CER Olho D’água, Ana Eugênia Araújo Furtado.
Todos entraram no clima da festa, no baile voltado para as crianças autistas e mães. A Sofia Rabelo se vestiu de abelhinha para curtir o Bloco do Girassol.
“Quando ela começou a terapia, aqui na unidade, não falava, e hoje já se comunica melhor. A Sofia não brincava com as crianças, e depois da terapia começou a socializar. Têm crianças com mais dificuldades do que outras, mas as festas são um momento em que percebemos que todos conseguem se divertir. Essas programações são de extrema importância para todos nós”, reforçou a recepcionista Wilna Rabelo, mãe da Sofia Rabelo de cinco anos, que há três anos faz tratamento no CER Olho D’água.
Outra mãe que curtiu a programação foi a autônoma Natália Santos, mãe do Benjamin Santos, de seis anos de idade. “O Benjamim melhorou muito depois que começou a frequentar a unidade. Ele não falava, hoje ele já fala melhor, conversa, socializa, já se comporta nos locais. Ao longo desse ano aqui ele evoluiu demais, e as festas comemorativas como essa do carnaval são exemplos. Hoje o Benjamin vai para os locais e se comporta muito bem”, pontuou.
As comemorações aconteceram em outras unidades da rede estadual de saúde. Na quinta-feira, 27, também teve programação no Hospital da Ilha com o “Bloco da Prevenção”, além de orientações e distribuição de kits contra Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e distribuição de autoteste para HIV. A animação ficou por conta da banda Bicho Terra.
O coordenador da agência transfusional do Hospital da Ilha, Erisson Cardoso, ressaltou a importância da ação. “Lembrar os colaboradores de se divertirem de maneira correta e da importância do uso de preservativos para prevenirem IST’s e várias outras doenças”, disse.
O Bloquinho da Saúde animou a UPA Itaqui-Bacanga, com muita música, animação com palhaço, distribuição de preservativos e orientações sobre os cuidados no Carnaval.
O Centro Especializado em Reabilitação do D’água (CER Olho D’água), Hospital da Ilha e UPA Itaqui-Bacanga são unidades da rede da SES e gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).