Notícias
Governo destaca assistência do Sorrir Praia Grande e mais de um milhão de atendimentos em sete anos

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemorou sete anos da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) Praia Grande, em São Luís (MA). Durante esse período, a unidade alcançou a expressiva marca de 1.061.670 atendimentos, consolidando-se como um dos principais serviços odontológicos públicos do estado.
“Os dados refletem um atendimento de qualidade, mas, acima de tudo, representam pessoas que tiveram sua saúde bucal restaurada, sua autoestima recuperada e acesso a um serviço público eficiente. Na gestão do governador Carlos Brandão, executamos eixos estratégicos para promover a saúde dos maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Desde sua inauguração, em 28 de fevereiro de 2018, a unidade registrou 40.329 atendimentos de urgência, 236.667 consultas, 695.772 procedimentos, 84.726 exames e 4.176 atendimentos em mutirões. Somente nos primeiros meses de 2025, foram realizados 30.989 atendimentos, sendo 29 atendimentos de urgência, 8.294 consultas, 20.496 procedimentos e 2.170 exames.
A unidade conta com 17 consultórios equipados e uma equipe de cerca de 120 profissionais, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 20h; e aos sábados das 8h às 12h. Para ampliar o acesso da população, o Sorrir Móvel leva atendimento odontológico a regiões mais distantes do estado.
A unidade Sorrir Praia Grande oferece uma ampla gama de especialidades odontológicas, incluindo dentística restauradora, endodontia, periodontia, próteses, estomatologia, cirurgias bucomaxilofaciais, ortodontia, odontopediatria e exames como radiografia panorâmica e periapical. Além disso, realiza diagnósticos precoces de câncer bucal e atende pacientes com necessidades especiais, como aqueles com deficiência, mal de Parkinson, Alzheimer, sequelas de AVC e autismo.
Nesta segunda-feira (10), os pacientes e a equipe do Sorrir Praia Grande celebraram os sete anos de assistência do equipamento da rede estadual de saúde. Na ocasião, o diretor técnico da unidade, Fabrício Saraiva, ressaltou a qualidade do serviço oferecido. “Seguimos um padrão de atendimento que prioriza segurança, eficiência e um cuidado humanizado. O paciente recebe um tratamento completo, recuperando não apenas a saúde bucal, mas também a confiança para sorrir e se relacionar”, destacou.
Pacientes atendidos no Sorrir Praia Grande elogiaram a qualidade do serviço. A aposentada Cátia Maria Cordeiro, de 60 anos, que utiliza a unidade há cinco anos, compartilhou sua experiência. “O atendimento é excelente. Desde o início do meu tratamento, sempre fui muito bem atendida. Aqui, os profissionais são dedicados e cuidadosos”, disse.
A dona de casa Cleidiene Cutrim, de 36 anos, também é usuária do Sorrir Praia Grande. “Já fiz extração e limpeza. Na unidade de saúde do meu bairro, muitas vezes é difícil conseguir consulta com um dentista, mas aqui o atendimento é rápido e ainda temos exames como o raio-X no mesmo dia”, relatou.
A aposentada Maria Isabel dos Santos, de 78 anos, compareceu pela primeira vez à unidade para colocar uma prótese dentária. “Fui muito bem recebida e estou satisfeita com o atendimento. Em breve, poderei voltar a sorrir com mais alegria”, disse.
Certificação
A unidade Sorrir Praia Grande tornou-se a primeira do segmento público odontológico a receber a Acreditação Nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa certificação atesta a excelência nos serviços prestados, garantindo segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. A unidade da rede estadual de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Agendamento
Os pacientes podem agendar consultas presencialmente na unidade, levando encaminhamento médico, documento de identificação e cartão do SUS. Também é possível marcar atendimento via WhatsApp pelo número (98) 3210-5052. Para procedimentos de frenectomia, o agendamento deve ser feito pelo número (98) 98102-8818, com encaminhamento médico em mãos.
A frenectomia é um procedimento cirúrgico para remoção do freio labial ou lingual em excesso, indicado para corrigir dificuldades na fala, respiração e higiene oral, especialmente em bebês com anquiloglossia (língua presa).