Notícias
Governo comemora 411 anos de história de São Luís e segue ampliando serviços de saúde
- 6 de setembro de 2023
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Neste ano, São Luís comemora 411 anos de muita história, crescimento e de investimentos que transformam a cidade. Na saúde como um todo, a cada ano os serviços e estruturas vem sendo ampliados, para que a população tenha o melhor acolhimento em todos os níveis de atenção.
“São muitas ações e ampliações de serviços na gestão do governador Carlos Brandão para a população de São Luís. Hoje, nós podemos dizer que estamos resgatando e fortalecendo a Atenção Primária com a implantação do Programa Cuidar de Todos. Vamos continuar nessa luta pela melhoria dos serviços de saúde e pela eficiência do Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Na capital maranhense, entre os equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a EMSERH gerencia seis hospitais, seis policlínicas e cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em 2023, foram realizados 1.896.770 de atendimentos.
“Nesta data em que São Luís completa 411 anos, não podemos deixar de comemorar também os avanços na área da saúde. São diversas ferramentas que foram criadas e serviços que foram expandidos para melhor atender aqueles que nos procuram, sempre com dedicação e profissionalismo. Conscientes de nossa missão, lutamos incansavelmente por uma saúde ainda mais exemplar. Por isso, todas as nossas equipes trabalham diariamente para fortalecer ainda mais o SUS. Viva São Luís! Viva o Maranhão”, disse o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.
O técnico em radiologia, José Carlos Brito Amorim, que é usuário do SUS, destacou os benefícios da expansão da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “A descentralização das unidades de saúde é importante. As Policlínicas criadas facilitam a vida de todos, ajudam a desafogar os hospitais que atendem urgência e emergência e estão próximas da população mais carente, quem mais precisa, dentro dos bairros. O atendimento é com mais comodidade, facilitou a locomoção e está tudo mais rápido”, pontuou.
Para a diretora técnica da UPA Vinhais, Cleide de Fátima, as policlínicas cumprem papel fundamental na assistência à saúde da população ludovicense, pois realizam consultas em várias especialidades a nível ambulatorial. “Temos diferentes especialidades médicas e conhecimentos específicos em áreas distintas da saúde. Consultas em várias especialidades podem ajudar a obter diagnósticos mais precisos, especialmente em casos complexos ou multifacetados. As consultas ambulatoriais regulares em especialidades como cardiologia, oftalmologia e ginecologia ajudam na prevenção de doenças e na monitorização de condições crônicas, permitindo intervenções precoces. As consultas em várias especialidades oferecem oportunidades para educar os pacientes sobre sua saúde e maneiras de gerenciar suas condições”, reforçou.
Novos serviços também foram incorporados. Junto com o Governo do Estado, foi inaugurado o Centro TEA 12+, primeiro centro especializado de atendimento a adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista do Nordeste.
Outro equipamento de saúde disponível à população de São Luís é o Centro de Hemodiálise que funciona diariamente com 40 poltronas, assistindo 240 pacientes. Este ano já foram contabilizadas 14.179 sessões de hemodiálise na unidade também administrada pela EMSERH.
“Estou muito satisfeita com o atendimento que recebo no Centro de Hemodiálise. Faço tratamento há dois anos e meio, percebo a qualificação dos profissionais e a cordialidade de pessoas que não lidam diretamente conosco, pessoal da limpeza, recepção, todos os funcionários, me sinto satisfeita”, relatou a enfermeira, Juliane Bastos de Sousa Borges Rabelo.
O incentivo a doação de sangue não para. Em 2023 o Hemomar recebeu a doação de 27.765 bolsas, o que ajudou a salvar 111.060 vidas. A unidade realiza sempre trabalhos de conscientização junto à população, como campanhas e materiais na internet, além de assistência ambulatorial para pacientes com anemia falciforme e outras doenças do sangue.
“Aqui eu consigo suporte adequado para realizar meu tratamento. Busco e encontro melhorias para a nossa saúde. Aqui eu descobri minha patologia, e assim tem outras pessoas que precisam diariamente de bolsas de sangue”, frisou Ivone Cruz, que tem talassemia (distúrbio sanguíneo que necessita frequentemente receber sangue), e faz tratamento no ambulatório do Hemomar.