Notícias
Governo capacita profissionais da rede de urgência e emergência sobre manejo clínico da dengue e de outras arboviroses
- 23 de fevereiro de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias
Profissionais de saúde da rede estadual de urgência e emergência da região Metropolitana e da Força Estadual de Saúde (Fesma), participaram, nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), de capacitação para o manejo clínico das arboviroses. A atividade promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi realizada no auditório do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA), em São Luís, com a participação de 57 profissionais.
A chefe do departamento de epidemiologia da SES, Monique Maia, participou da abertura da capacitação e acompanhou as apresentações. “A Secretaria de Estado da Saúde tem tomado uma série de ações de forma preventiva, e a capacitação é mais uma delas. Essas equipes vão replicar o aprendizado, por isso é importante unir as portas de entrada com a Fesma. Organizando o serviço teremos uma resposta rápida. A Fesma fará a replicação, pois tem essa capilaridade e está dentro das regionais. Ela também irá auxiliar os municípios na elaboração dos seus planos de contingência”, explicou.
O módulo tem como objetivo capacitar os profissionais e evitar o agravamento de casos de dengue e outras arboviroses. O manejo adequado dos pacientes depende do reconhecimento precoce dos sinais de alarme, bem como do contínuo acompanhamento.
“O reconhecimento dos sinais de alarme da dengue é muito importante para esses profissionais, pois atuam na triagem, no monitoramento e evolução clínica, até uma possível hospitalização. Trouxemos o que tem de mais novo encaminhado pelo Ministério da Saúde, e que o restante do Brasil está adotando”, destacou a coordenadora do departamento da rede de urgência e emergência da SES, Nayane Lara Farias.
Na capacitação, os profissionais contam com a oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre classificação de risco para prioridade no atendimento, orientações para hidratação oral, atendimento de pacientes com comorbidades, o diagnóstico da dengue e das outras arboviroses, como zika e chikungunya, entre outros. O médico infectologista, Eudes Alves Simões, conduziu a capacitação no tema “Manejo clínico das arboviroses”.
O diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, Alan Estrela, ressaltou que a capacitação aprimora a assistência ao paciente. “Nós sabemos o quanto a notificação é importante, então, o médico quando identifica um paciente suspeito para dengue ou para alguma arbovirose, aquela ficha já é marcada de forma diferenciada para fácil visualização do núcleo de epidemiologia. Além disso, temos um controle junto ao laboratório, todos os exames de dengue feitos no laboratório são impressos duplicadamente, uma vai para o paciente e outra vai para o núcleo, pois isso já agiliza a notificação também”, disse.
Combate ao mosquito Aedes
– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Coloque areia nos vasos de planta;
– Receba bem os agentes de saúde e de endemias;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Amarre bem os sacos de lixo;
– Limpe bem as calhas de casa;
– Não acumule sucata e entulho;
– Esvazie garrafas PET, potes e vasos;
– Em casos de sintomas, procure uma Unidade de Saúde e evite tomar remédios por conta própria.