Notícias
Governo aumenta cobertura vacinal contra o HPV

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está intensificando a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) nas Escolas Estaduais de São Luís. A iniciativa integra a estratégia de intensificação da imunização em escolas, que segue até esta sexta-feira (14).
O público-alvo são adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. Outras vacinas do calendário de vacinação também estão sendo ofertadas durante as mobilizações.
Antes da aplicação, técnicos da SES visitam as escolas para orientar os alunos e esclarecer dúvidas sobre a importância da prevenção contra o HPV. Após esse momento de escuta, a vacinação é realizada na própria unidade de ensino, em data agendada com a direção escolar.
Segundo a coordenadora Estadual de Imunização da SES, Halice Figueiredo, a ação busca atingir um maior número de adolescentes. “Levar a vacina até as escolas facilita o acesso dos adolescentes e amplia a cobertura vacinal contra o HPV em todo o estado”, afirmou.
Feita em parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a iniciativa foi bem recebida pelos estudantes. Para Camila Vanessa Gomes dos Santos, 16 anos e estudante do Iema Pleno Manoel Beckman, a iniciativa é importante porque muitos jovens não buscam esta proteção nas UBS’s. “Na escola é mais fácil para vacinar”, disse.
O aluno Adrian Santos Coqueiro, 17 anos, destacou a importância da campanha. “Esta ação é importante para atualizar a carteira e garantir a prevenção contra várias doenças. No caso do HPV, é ainda mais importante, porque pode evitar câncer e outras doenças graves”, disse.
As ações de imunização ocorreram esta semana em unidades da rede estadual, como o IEMA Pleno Sousandrade, o IEMA Tamancão, IEMA Pleno Manoel Beckman e no IEMA Pleno Desembargador Sarney.
O principal público-alvo da vacina contra o HPV são crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O HPV é o vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo e está associado ao desenvolvimento de verrugas genitais e de vários tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.