Notícias
Governo adota nova estratégia de vacinação contra Covid-19 e inicia distribuição de mais de 90 mil doses do imunizante Monovalente XBB
- 22 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Com a inclusão da vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos no Calendário Nacional de Vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu a primeira entrega do Ministério da Saúde com 90.400 doses da vacina atualizada. A vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna (Spikevax), foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em 2024 adotada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os estados, definiu os critérios de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, e também de 14 grupos prioritários.
“Com a chegada das doses, poderemos dar continuidade às ações de proteção da sociedade contra a Covid-19, principalmente dos idosos, imunocomprometidos gestantes, puérperas e crianças. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado da Saúde continua a incentivar a população para que esteja atenta ao esquema vacinal de forma que o Maranhão continue avançando contra a doença”, afirmou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníves da SES, Halice Figueiredo.
Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o esquema vacinal é de duas doses. A primeira dose da Monovalente XBB, moderna, e a segunda dose após quatro semanas da primeira dose, com a vacina Monovalente XBB. A partir de 5 anos, o esquema vacinal é de uma dose da vacina contra a Covid 19 com a Monovalente XBB.
A vacina para os imunocomprometidos a partir de 5 anos tem o esquema vacinal de três doses. Neste caso, a primeira dose com a Monovalente XBB, moderna; a segunda dose após quatro semanas da primeira dose. Já a terceira dose após oito semanas da segunda dose. A estratégia de vacinação orienta, ainda, que após completar o esquema primário, devem ser administradas anualmente duas doses da vacina, com intervalo mínimo de seis meses.
Grupos prioritários
De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), a SES também passou a recomendar a imunização de 14 grupos prioritários com a Monovalente XBB, moderna. O esquema vacinal será de duas doses anuais e intervalo mínimo de seis meses entre cada dose para pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas.
Para os outros 11 grupos prioritários, a recomendação do esquema vacinal com Monovalente XBB é de uma dose anual, que inclui o público de Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; Indígenas vivendo em terra indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Trabalhadores de Saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; Pessoas em situação de rua.
Outras vacinas
De acordo com o Ministério da Saúde, vacinas como a Coronavac e Bivalente serão aplicadas no país até zerarem os estoques, conforme público estabelecido.
Esquema vacinal
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – Duas doses
1ª dose: Monovalente XBB, moderna
2ª dose: após 4 semanas da 1ª dose, com vacina Monovalente XBB
– Imunocomprometidos a partir de 5 anos de idade – Três doses
1ª dose: Monovalente XBB, moderna
2ª dose: após 4 semanas da 1ª dose
3ª dose: após 8 semanas da 2ª dose
Após completar o esquema primário, duas doses anualmente, com intervalo mínimo de seis meses.
– Grupo prioritários a partir de 5 anos de idade – Uma doseUma dose anual da vacina monovalente XBB.
– Imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes/puérperas e idosos a partir de 60 anos – Duas doses
Duas doses anuais da vacina monovalente XBB. Mínimo de 6 meses de intervalo entre cada dose.
– Outros 11 grupos prioritários – Uma dose
Uma dose anual para Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; Indígenas vivendo em terra indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Trabalhadores de Saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; Pessoas em situação de rua.