Notícias
“Eu já nem lembrava mais como é enxergar nítido”, disse paciente atendido na ação do Cuidar dos Olhos

“Eu já nem lembrava como é enxergar nítido”. A frase dita por Benevaldo Monteiro, 84 anos, morador de Arari, resume o impacto do Programa Cuidar dos Olhos em mais um dia de ação no Maranhão. Depois de anos sem conseguir substituir os óculos perdidos, ele recebeu atendimento completo no sábado (22). “Para mim, é uma esperança. Chegou na hora certa”, contou sorrindo após a consulta.
Assim como Benevaldo, mais de 1.700 pessoas foram atendidas nas ações realizadas em Viana, Arari e São José de Ribamar. Em Viana, foram entregues 478 óculos para moradores que já haviam passado pelas etapas de avaliação.
Em Arari, houve 500 atendimentos com triagens, consultas, dilatação de pupila, refração ocular e exames com oftalmoscópio binocular indireto. Já em São José de Ribamar, 763 óculos chegaram às mãos de quem aguardava o acessório para voltar a enxergar com conforto.
Presente nas três ações, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o compromisso da gestão em ampliar o programa. “O Cuidar dos Olhos hoje está presente em todas as regiões do estado, garantindo atendimento especializado perto da população. Nosso compromisso é seguir expandindo e fortalecendo essas ações, de acordo com as orientações do nosso governador Carlos Brandão”, falou o secretário.
Os resultados de sábado reforçam o alcance do programa em todo o Maranhão, que já realizou mais de 330 mil consultas, distribuiu 148 mil óculos e efetuou mais de 47 mil cirurgias.
A aposentada Antônia Ribeiro, 60 anos, de Viana, recebeu seus novos óculos depois de duas décadas usando o mesmo par. “Eu não tinha como comprar. Isso aqui muda o meu dia a dia”, afirmou. Já em São José de Ribamar, a entregadora Maria Célia, 52 anos, comemorou o novo acessório: “Sem óculos eu não conseguia nem ler as mensagens do trabalho. Agora, sim, tudo clareou.”
A administradora, Jaqueline Santana, de 52 anos, foi beneficiada com a ação da entrega gratuita dos óculos de grau também em Jose de Ribamar e aproveitou para agradecer. “Eu estava precisando há muito tempo, então eu só tenho a agradecer, essa iniciativa é muito boa, um programa maravilhoso!”, afirmou.