Notícias
Equipe da Central Estadual de Transplantes participa de congresso internacional em terapia intensiva
Representando a equipe da Central Estadual de Transplantes, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Hiago Sousa Bastos apresentou estudo em parceria com o acadêmico de medicina, Gabriel Oliveira, que integra a Comissão de Transplantes do Hospital Djalma Marques, no 36º Congresso Europeu de Terapia Intensiva, em Milão, na Itália.
O congresso, realizado de 23 a 25 de outubro, é considerado um dos mais importantes eventos científicos mundiais na área da saúde. O encontro reuniu, neste ano, mais de 5 mil médicos intensivistas, anestesistas, estagiários, enfermeiros e profissionais de saúde de mais de 100 países.
“A principal contribuição dessa pesquisa é entender, do ponto de vista estatístico, o impacto que cada negativa familiar e não completude do processo de doação pode trazer para as equipes. É compreender onde está a raiz dos problemas sobre a não-efetivação da doação para que o desenvolvimento de melhorias no processo de captação de órgãos e tecidos e na qualificação da educação para doação de órgãos”, explicou o médico Hiago Bastos.
A pesquisa avaliou as causas de não-efetivação da doação de órgãos de 40 pacientes com morte encefálica internados em hospital terciário na capital maranhense, entre janeiro e julho de 2022. A metodologia observou prontuários e identificou que mais da metade das famílias fez a recusa por motivo de não reconhecer o desejo do potencial doador em vida, manter o corpo “saudável” para o funeral e o tempo da logística do processo de captação.
A Central Estadual de Transplantes foi criada em 2022 com equipe multidisciplinar e tem sede dentro do Hospital Carlos Macieira (HCM). A instituição é da rede da SES e gerenciada pelo Instituto Acqua, sendo diretamente vinculada com o Sistema Nacional de Transplantes, atendendo e orientando casos de transplantes no Maranhão. Nas unidades de saúde, as comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos contribuem para garantir agilidade e rapidez na captação.