Notícias
“Doar sangue é um ato de amor, um ato para a vida”, diz doadora em ação do Hemomar na Avenida Litorânea
- 1 de fevereiro de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Com o objetivo de abastecer o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (1º), ação de coleta externa no Círculo Militar, na Avenida Litorânea. A iniciativa integra a programação do Bloco do Doador, cujo tema é “Vem ser feliz doando sangue no Carnaval do Maranhão”.
A engenheira civil Stefany Rubim é doadora regular. Com isso, espera motivar mais pessoas a salvar vidas. “Doar sangue é um ato de amor, um ato para a vida. Eu sou doadora há quatro anos e procuro sempre participar, tanto que a cada três meses estou indo fazer a minha doação. Não custa nada e é muito rápido”, compartilhou.
Quem também aproveitou a ação do Bloco do Doador, no Círculo Militar, foi o contador Rodrigo Rocha. “Por não ser algo de costume das pessoas, vejo que a doação passa a ter importância só quando se trata de alguém próximo. Então, eu acho pertinente criar essa rotina porque você salva vidas, e neste período de carnaval, quando há uma menor adesão é quando há maior necessidade, justamente para repor o banco de sangue do estado”, pontuou.
Com as coletas, o Hemomar pode manter abastecido o banco de sangue, visto que as doações caem por conta do consumo de bebida alcoólica e perda de noites de sono no período das festas do carnaval. A expectativa é que sejam coletadas de 200 a 300 bolsas de sangue na ação. “A coleta é aberta ao público, que pode fazer a sua doação de forma direcionada ou voluntária”, disse a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.
Ao todo são dois circuitos com coleta externa. O primeiro, realizado hoje no Círculo Militar, e o segundo no próximo dia 7 de fevereiro, durante a programação pré-carnaval do Governo do Estado, das 9 até as 19 horas, no Circuito Beira-Mar. A unidade móvel de coleta do Hemomar será instalada em frente à antiga Reffsa.
Priscila Dias é comunicadora e afirmou que doar sangue faz parte do seu compromisso com o bem do próximo. “A importância é colaborar com outras pessoas que estão precisando de sangue. É fazer a minha parte, podendo ajudar de alguma maneira essas pessoas. O que me motiva é ter esse movimento que te inspira, de fazer hoje e não deixar para amanhã”.
Presente na ação, o gerente geral de gestão e saúde da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Leonardo Lima, afirmou que o propósito é fazer um Carnaval seguro e saudável.
“Já é sabido que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, então nesse momento a ideia de conscientizar a população para ser doador e as ações externas servem para facilitar o acesso. Contudo, precisamos lembrar que a coleta de sangue está disponível o ano inteiro e, por isso, esperamos motivar as pessoas a irem a hemorrede por meio dos hemonúcleos e hemocentros de forma a termos os estoques sempre abastecidos”, declarou.
Doação
Para doar, o interessado deve apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, dormir bem nas 24h anteriores à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, e não ter exposto a situação de possível contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.