Notícias
Central Estadual de Transplantes ultrapassa 2 mil transplantes de córnea e avança com a política de doação de órgãos no Maranhão
- 17 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Central Estadual de Transplante (CET-MA), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou entre 2002 até 2024, cerca de 2.500 transplantes de córnea no Maranhão, 47 somente em março deste ano. O número histórico de transplantes foi alcançado também em parceria com o Banco de Olhos do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), configurando avanço nas ações de promoção e sensibilização sobre a doação de órgãos.
“Além da marca dos 2.500 transplantes de córneas realizados desde a fundação da Central, também contabilizamos 369 transplantes de rim e 22 transplantes de fígado. Neste ano de 2024, já conseguimos fazer 119 transplantes de córnea, 5 transplantes de fígado e 18 transplantes de rim”, disse o coordenador da CET-MA, Hiago Bastos.
Para alcançar a marca, a CET implementou o Plano de Aceleração de Transplantes, o qual foi dividido em três fases. A primeira consiste na reorganização da Rede Especializada com a expansão do número de comissões de transplantes e clínicas de oftalmologia para divulgação e incentivo à doação, entre outras medidas.
A segunda fase é caracterizada pela expansão da rede com a abertura de três novas comissões de transplantes, no Hospital Regional Dr. Everardo Aragão (Caxias), Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro) e o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra. Os serviços estão em processo de consolidação e o objetivo é efetivar a política para diagnóstico de morte encefálica e doação.
A terceira e última fase é o controle de qualidade, cujo foco será em zerar a fila de espera por um transplante no estado e a otimização dos processos. Outra medida adotada pela Central é a criação da Organização de Procura de Órgãos (OPO). A projeção é que até o final deste ano sejam feitos mais de 400 transplantes de córnea no Maranhão. No Maranhão, além do transplante de córnea, também são realizados os de rim, fígado, coração e tecido músculo esquelético.