Notícias
Ações da campanha Outubro Rosa são intensificadas na rede estadual
Durante o Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça as orientações às mulheres para prevenção e diagnóstico precoce da doença com ações na rede estadual de saúde, ações educativas, blitz rosa, entre outros.
“Ninguém pede pra ter um câncer. Ninguém é culpado por ter um câncer”. A frase foi acolhida pela fonoaudióloga Camila Sales, de 45 anos, quando o médico lhe apresentou diagnóstico da doença em julho do ano passado. Em 7 meses de tratamento ela conseguiu a recuperação e falou seu depoimento para os profissionais durante palestra, realizada na última terça-feira (10), no Hospital Dr. Carlos Macieira.
Camila Salles compartilhou a surpresa que foi receber o diagnóstico por se considerar uma pessoa saudável e sem vícios ou antecedentes na família. O tratamento foi rápido devido ao diagnóstico precoce e pelo hábito de prevenção da saúde. Após a retirada de um quadrante da mama, ela seguiu com radioterapia e atualmente é acompanhamento por oncologista e mastologista, com mudanças de hábitos na alimentação e atividades físicas.
O cirurgião-ginecologista Alexandre Cunha informou que o câncer ainda é a doença que mais atinge mulheres no Brasil, com grande recorrência no Maranhão. Por isso, a importância do diagnóstico precoce. “O autoexame deve ser um hábito junto com a prevenção com especialista, por meio de exame de mamografia, a partir dos 40 anos. Alguns fatores, como obesidade, tabagismo, abuso de álcool, parentes em primeiro grau que tiveram a doença exigem uma atenção maior a partir dos 35 anos”, pontuou Alexandre.
As pacientes que são atendidas no ambulatório da unidade de saúde por clínico geral ou pelos médicos especialistas em cirurgias ginecológicas são encaminhadas para as unidades de referência dentro da rede estadual.
Outro relato apresentado foi da advogada Elivane Barreto, de 45 anos, que teve câncer de mama 8 anos atrás. “Eu não imaginava passar por essa situação porque sempre fui atleta, jogo basquete, amamentei minhas duas filhas e não tinha nenhum histórico da doença na família. Hoje, eu me sinto uma pessoa transformada e colaboro todos os anos com a campanha como forma também de salvar a vida de outras pessoas”, finalizou.
Outubro Rosa
A campanha acontece nas unidades da rede estadual, e tem como objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e tem como público prioritário mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.