Notícias
Ação natalina do Corpo de Bombeiros leva esperança a pacientes oncológicos

Uma aparição digna de cinema fez a alegria de pacientes do Hospital de Oncologia do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, que fica na rua São Pantaleão, Centro Histórico de São Luís (MA). O Papai Noel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) adentrou pela janela do andar mais alto da unidade levando presentes, empatia e uma mensagem de esperança. Realizada na manhã desta terça-feira (23), a programação incluiu ainda, atividades recreativas, arte com balões e distribuição de brinquedos. A ação natalina, promovida anualmente pela corporação, tem como objetivo proporcionar bem-estar e conforto aos pacientes em tratamento de saúde.
Para a entrada especial, o Papai Noel Bombeiro contou com apoio do Auto Bomba Tanque (ABT), veículo utilizado nas operações de combate a incêndio. A bordo da imponente escada Magirus, ele alcançou uma das alas do hospital, entrando pela janela e surpreendendo os pacientes. “É muito gratificante ver o sorriso e a alegria das pessoas com essa ação. Um gesto simbólico, si ngelo, porém, de grande impacto no bem-estar dos pacientes. E esse é nosso propósito, levar alento e muita força a todos que estão em recuperação da saúde”, pontuou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, que acompanhou o momento e constatou a satisfação dos pacientes.
A visita do Papai Noel Bombeiro foi possível pela articulação dos militares do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), que viabilizaram a logística e organização para a atividade. Além da visita do “bom velhinho”, a agenda contou com a Banda de Música da corporação, que apresentou diversas canções natalinas aos pacientes. A música, com seu poder de promover emoção e aliviar tensões, transformou o ambiente hospitalar, criando uma atmosfera de celebração e esperança.
Uma paciente da unidade enfatizou que “essa ação traz tanta alegria e faz a gente se sentir mais animado e incentivado a acreditar e a ter esperança”. Já outro paciente disse que não imaginava uma visita do Papai Noel. “Esses pequenos gestos é que fazem a gente sentir que não estamos sozinhos, e isso ajuda demais no nosso ânimo para continuar o tratamento”.
Ainda na programação, atividades recreativas e arte com balões, que encantou com a confecção de vários itens, entre figuras de animais e acessórios, proporcionando momentos de descontração e diversão. Balões em formas de animais, flores e acessórios divertidos foram criados, ao vivo, oferecendo aos pacientes uma oportunidade de se conectar com a magia do Natal, mesmo em um ambiente hospitalar. O momento artístico serviu para entreter e estimular a imaginação e os sentimentos de leveza e alegria, importantes contribuintes em processos de recuperação. E abrilhantando a agenda, apresentação do coral Amor e Vida, que integra o Melhor Idade, projeto do Núcleo de Programas Sociais da corporação.
“Parabenizamos o Corpo de Bombeiros por esse trabalho, que tem impacto enorme na vida dos nossos pacientes. Sentir-se abraçado, lembrado, é um dos maiores presentes que podemos oferecer, especialmente em um momento tão difícil. Esses sorrisos e descontração aliviam o clima tenso e desafiador que estas pessoas vêm enfrentando e lhes traz esperança”, enfatizou o diretor geral da unidade hospitalar, Klebson Carvalho, que integra a Secretaria Estadual de Saúde (SES), parceira na iniciativa.
Para o comandante do BBS, major Jonatan Coutinho, “esta ação natalina concretiza nosso lema institucional ‘Vidas alheias, riquezas a salvar’ e nos enche de orgulho, por saber que estamos fazendo a diferença neste momento delicado na vida destas pessoas e levando alegria”. A ação natalina é realizada no hospital há nove anos.