Notícias
Vigilância Sanitária e PMMA dão continuidade às ações de fiscalização e orientação

Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), deram continuidade às ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais objetivando garantir o cumprimento do Decreto nº 35.714, instituído pelo Governo do Estado. O decreto suspende temporariamente as atividades e os serviços considerados não essenciais e, ainda, dispõe sobre outras medidas para enfrentamento da emergência de saúde em razão dos casos confirmados de novo coronavírus (Covid-19) no estado.
Na manhã desta segunda-feira (6), as ações se concentraram nos bairros do São Francisco, Renascença e Centro, com foco na Rua Grande. Na Rua Grande, maior centro comercial de São Luís, as equipes de fiscalização encontraram um número considerável de pessoas circulando pelo local, além de filas em agências bancárias e vendedores ambulantes que foram orientados a guardar o seu material e ir para casa. As agências bancárias foram orientadas sobre a forma correta de proceder para evitar aglomerações durante os atendimentos.
De acordo o superintendente da Vigilância Sanitária no Maranhão, Edmilson Diniz, as fiscalizações e orientações irão continuar enquanto o decreto estiver em vigor. “O objetivo é garantir a segurança da população, dando orientação sobre os cuidados sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus, trabalhando junto aos empresários do comércio local e orientando sobre quais padrões sanitários devem ser seguidos dentro destes comércios que estão autorizados a funcionar. Já nos comércios que não estão autorizados a funcionar e insistem em abrir, nós estamos orientando e explicando a necessidade de manterem os estabelecimentos fechados”, explicou.
A Polícia Militar, através do 8º Batalhão, acompanhou a ação para garantir o cumprimento das medidas estabelecidas no decreto.
“Neste primeiro momento, a Polícia Militar está dando apoio para a Vigilância Sanitária. Este é um trabalho de orientação e prevenção para funcionários, comerciantes e donos de estabelecimentos referentes ao Decreto nº 35.714 do Governo do Estado do Maranhão. Caso haja uma desobediência às determinações sanitárias da Vigilância e da Polícia Militar, aí passaremos para a solicitação do fechamento do estabelecimento”, explicou o subcomandante do 8º Batalhão da PMMA, major Felipe.