Notícias
Unidades de saúde da rede estadual fazem avaliação anual e planos para 2020
Gestores de 12 unidades de saúde da capital e do interior da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), gerenciadas pelo Instituto Acqua, estão reunidos no Hospital Dr. Carlos Macieira para o Encontro de Gestores 2019. O objetivo é fazer uma avaliação deste ano e projetar planos e metas para 2020. A abertura aconteceu, nesta segunda-feira (9), e contou com palestra do secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.
O tema do encontro das unidades, que termina nesta terça-feira (10), é “A importância dos profissionais da área da saúde pública: desafios e avanços”. “Um dos maiores destaques de 2019 foram os profissionais das unidades. “Avançamos na cobertura da assistência em saúde e, principalmente, na forma de fazer essa assistência. Isso só foi possível pelo envolvimento dos nossos profissionais, que têm mostrado todo dia que humanização não é um conceito vazio. Nossos profissionais têm se doado, mostrando que cuidar é uma missão coletiva”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.
Segundo a diretora executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, o encontro é uma forma de revelar as melhores histórias das unidades gerenciadas pelo Instituto, apresentar metas alcançadas e o resultado dos desafios vencidos ao longo de 2019. “Avançamos na humanização e na qualificação dos profissionais. Atingimos credibilidade diante da prestação de cada serviço ofertado pelas maternidades, hospitais, centro de referência e centro odontológico. Continuaremos lutando para que mais maranhenses possam viver e reconstruir suas histórias. Queremos que as crianças, jovens, homens e mulheres que procurem nossas unidades possam ter experiências exitosas”, comentou.
Uma das experiências exitosas é da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir. A unidade, que oferta atendimento em nível de média complexidade, realizou 174.208 atendimentos este ano, dos quais 22.580 consultas e 13.186 consultas de urgência/emergência.
“O Sorrir já atendeu pacientes de 20% dos municípios maranhenses. Hoje, zeramos nossa fila porque usamos uma plataforma que permite agendamento. Os resultados positivos do Sorrir são coletivos, todos os membros da equipe são sensibilizados. O objetivo principal é fazer com que o usuário tenha seu problema resolvido”, afirmou Fabrício Saraiva, diretor administrativo da unidade.
Participaram do encontro gestores do Hospital Dr. Carlos Macieira, Maternidade Benedito Leite, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade Humberto Coutinho (Colinas), Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Hospital Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), Hospital da Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro), Hospital Regional de Balsas e Casa de Apoio Ninar.