Unidade de saúde fez abordagem educativa sobre hanseníase no Detran/MA
Profissionais do Centro de Saúde Dr. Genésio Rego realizaram, na terça-feira (21), atividades educativas, em alusão à campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização e combate à hanseníase, para usuários e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Participaram desta atividade, assistente social, enfermeiras e estudantes de Enfermagem da unidade de saúde.
A ação realizada no Detran-MA teve como objetivo alertar os usuários e servidores sobre os principais sinais da doença e, em caso de algum sintoma, instruí-los para procurarem pelos serviços de saúde, o mais rápido possível.
A coordenadora de Serviço Social, do Genésio Rego, Anselma Viegas, afirmou que a unidade de saúde é uma referência estadual no tratamento da hanseníase. “Durante todo o mês de janeiro, faremos ações informativas para conscientizar a população sobre os cuidados com o aparecimento de manchas ou caroços pelo corpo e a necessidade do tratamento com urgência”, explicou.
As ações abordam o autocuidado, promovem orientações para identificação de manchas brancas ou avermelhadas na pele e sobre exames necessários para diagnóstico, tratamentos com medicação, fisioterapia e de apoio psicológico.
Durante a entrega de folderes informativos nos setores do órgão, a enfermeira Dessyree dos Santos esclareceu que, logo após o exame, se a pessoa for diagnosticada com a doença, ela começará o tratamento. “Assim que o paciente começa a usar a medicação, ele deixa de transmitir a doença”, destacou. Ela ressaltou ainda que, em caso de suspeita, a pessoa deve ir à unidade de saúde sem marcar consulta, pois ele será pronto atendido.
Como é transmitida
A hanseníase tem cura, mas se não for tratada com medicamentos, é transmissível e causa danos gravíssimos ao corpo. O bacilo Micobacterium leprae atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Caso não tenha tratamento adequado, poderá causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés e nariz, nas orelhas e olhos.
Janeiro Roxo
Anualmente, em janeiro, são promovidas ações de conscientização sobre a hanseníase para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção, lembrado no último domingo do mês. A iniciativa é apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por intermédio do Departamento de Hanseníase.