Notícias
Sorrir transforma a vida dos maranhenses com mais de 272 mil atendimentos e procedimentos
A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir – vem transformando a vida de muitos maranhenses. Desde a inauguração pelo governador Flávio Dino em 28 de fevereiro de 2018, o serviço da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou mais de 272 mil atendimentos e procedimentos.
Somente em dois anos de atendimento, o Sorrir realizou 26.500 atendimentos de urgência, 46.201 consultas, 167.350 procedimentos gerais, 26.119 exames de imagem, 10.771 procedimentos especiais, 93 biópsias, 34 tratamentos cirúrgicos, 5.338 moldes de prótese, 2.242 aplicações de próteses totais e parciais, 99 implantes e 2.965 procedimentos de instalação e manutenção de aparelho ortodôntico.
O Sorrir também oferece atendimento para crianças com epidermólise bolhosa, além dos jovens e adultos com lábios leporinos e fenda palatina. Um grande mutirão de atendimentos odontológicos proporcionou a confecção de 500 próteses, sendo 200 próteses parciais removíveis (PPR) e 300 próteses totais, além de biópsia para identificação do câncer de boca.
“Que fique claro que o Maranhão mudou. O Sorrir chegou à população e promoveu uma verdadeira transformação na vida dos maranhenses. O serviço é uma inovação na assistência em saúde bucal no estado”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
A paciente Maria Cristina Vale Martins, 55 anos, foi atendida na unidade em janeiro deste ano. “Fui arrancar um dente e a dentista me encaminhou para cá porque aqui eu poderia colocar a prótese. Como esse serviço é muito caro no particular, estou muito agradecida por ter conseguido o atendimento aqui, gratuitamente”, falou, entusiasmada.
Para Edite Manoel da Silva, 71 anos, o Sorrir reúne muitos benefícios para população. “Fui muito bem recebida, um benefício que vale muito”, disse.
Finalizando o tratamento de ortodontia, Vanda Ferreira, moradora do Cohatrac, comemora a oferta gratuita do serviço no Sorrir. “Esperei muitos anos pelo tratamento e nunca tive dinheiro para pagar essa correção. Quando soube por amigos que no Sorrir fazia esse tratamento gratuitamente, busquei o atendimento. Já estou finalizando o tratamento e muito feliz por corrigir os meus dentes”, contou a estudante.
Atendimento
O Sorrir funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, em estrutura localizada ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, na capital maranhense. A unidade de saúde oferece consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, entre outros. Todos os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento previamente agendado.
“A unidade tem se tornado um modelo para o Brasil em atendimento na área de saúde bucal, de forma gratuita e acessível para a população que mais precisa. É um símbolo de garantia de implantação da política pública com atendimento de excelente qualidade”, destacou o diretor do Sorrir, Fabrício Saraiva.
Pesquisa
Em junho de 2019, a unidade foi avaliada pelo Instituto Interpreta, a pedido do Governo do Estado. Mais de 400 pessoas foram ouvidas entre 22 e 24 de maio daquele ano e o levantamento comprovou que 87% dos entrevistados consideraram positivos os serviços. Entre os pesquisados, 66,5% deram nota 10 para o profissional que os atendeu.
Para a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, gerenciar a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão é motivo de satisfação. “O Acqua realiza a gestão do Sorrir em parceria com a SES desde o início do projeto. Para nós é motivo de orgulho e satisfação acompanhar o progresso dos serviços e ver a alegria dos maranhenses que conquistaram autoestima diante dos tratamentos. É sem dúvida uma iniciativa transformadora”, avalia.
Sorrir em números
– Mais de 272 mil atendimentos e procedimentos em dois anos
– 167.350 procedimentos gerais
– 46.201 consultas
– 26.500 atendimentos de urgência
– 26.119 exames de imagem
– 10.771 procedimentos especiais
– 5.338 moldes de prótese
– 2.965 procedimentos de instalação e manutenção de aparelho ortodôntico
– 2.242 aplicações de próteses totais e parciais