Notícias
Sessenta pacientes são operados de catarata e pterígio no Hospital Macrorregional de Coroatá
O Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, realizou no fim de semana um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio para atender 60 pacientes. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é uma estratégia para agilizar o atendimento cirúrgico das duas doenças na região.
“Existe uma demanda muito grande para as duas cirurgias de catarata e pterígio, e a SES vem ampliando o atendimento nesses procedimentos. É gratificante ver as pessoas recuperarem a visão. O Governo vem mantendo o serviço funcionando para que autoestima do ser humano volte a florescer através da recuperação da visão”, destaca o diretor administrativo do hospital, Francisco Bezerra.
A catarata e o pterígio são doenças oculares que podem ser corrigidas com cirurgias. Nos dois casos, a indicação médica é necessária e ocorre quando há perda excessiva na visão. “Estamos devolvendo a qualidade oftalmológica para centenas de pacientes que estavam prejudicados, sem conseguir enxergar”, afirmou o chefe da equipe médica, Adam Smith Brandão.
“É muito bom ter esse tipo de serviço. Fui muito bem atendida; o pessoal foi muito gente boa. Se fosse para pagar, eu não tinha condição, e eu estaria cega. Estou feliz demais”, afirmou dona Rosalina Moreira Luís, moradora de Capinzal do Norte, uma das pessoas beneficiadas com o mutirão de catarata.
Vilma dos Santos, outra paciente atendida durante a ação, revelou o que significou ser submetida à cirurgia de catarata. Para ela, além de voltar a enxergar, ter economizado, graças à disponibilização do serviço perto de casa, valeu muito à pena. “Foi muito importante. Se tivesse que ir para fora, a despesa seria maior. O que eu mais quero é voltar a enxergar”, comentou.
Os mutirões de cirurgia eletiva são realizados mensalmente no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá. A unidade possui internação clínica e cirúrgica, UTI Adulto e Neonatal, Obstetrícia e ambulatório.