Notícias
SES realiza blitz com distribuição de preservativos e testagem rápida para ISTs no Terminal da Ponta da Espera

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais, realizaram blitz educativa, nesta sexta-feira (17), no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. Na ocasião, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, material informativo, além da oferta de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.
“Nossa intenção é alcançar o máximo de pessoas durante o período carnavalesco. Para isso, percorreremos os circuitos do carnaval, sempre com uma abordagem visando a conscientização, informação e a prevenção”, disse a chefe do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos.
A programação faz parte da campanha educativa do governo do Estado para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Com o tema “Bota a camisinha bota meu amor”, a ação da SES reforça as ações de prevenção.
A ação no Terminal da Ponta da Espera contou com o apoio da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-Lira), da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus).
Para o DJ de reggae Jaimerson de Araújo, de 34 anos, a ação serviu como alerta. “Ao cuidarem de si também estão cuidando dos outros”, disse.
A servidora do judiciário Poliana Lindoso, de 39 anos, disse que iniciativas como esta ajudam a deixar a população mais esclarecida. “O conhecimento aprofundado é importante, principalmente porque muitos não dão a devida atenção à prevenção dessas doenças”, comentou.
De acordo com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), são esperados 900 mil participantes no Carnaval do Maranhão 2023. No serviço de ferryboat, a estimativa é que durante o período de folia sejam feitas até 21 viagens diárias e transportadas cerca de 40 mil pessoas e 4 mil veículos.
A equipe do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES também fará distribuição de preservativos nos Circuitos da Beira-Mar e da Litorânea durante o período momesco.
A iniciativa também faz parte da Caravana Mais Turismo, que leva cursos de qualificação profissional e uma série de serviços ofertados pela Secretaria de Turismo aos municípios que compõem os 10 polos turísticos maranhenses, promovendo o desenvolvimento do setor e a capacitação dos parceiros locais.