Notícias
SES realiza atendimento em saúde durante Ação Resgate, em São Luís
“Eu gostei porque a gente que está em situação de rua pode cuidar da saúde, para saber se está tudo bem, e procurar ajuda se for preciso”, contou Adonis Corrêa, de 37 anos. O maranhense teve acesso, na manhã desta quarta-feira (17), na Praça Antônio Lobo, no Centro, à oitava Ação Resgate promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) e da Polícia Civil. A ação oferece diversos serviços de saúde.
Durante o atendimento foram disponibilizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testes rápidos e vacina contra Influenza, entre outros. “Na região do Centro de São Luís já existe um serviço de apoio às pessoas em situação de rua que é do município. Identificamos cerca de 180 pessoas próximas à localidade, assim fizemos a mobilização para chamar a atenção deles com serviços em saúde, mas, principalmente, oferecer a oportunidade de sair das ruas com o nosso programa de reabilitação”, explicou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
Tiago Pereira, de 35 anos, foi um dos assistidos pela 8ª edição do Ação Resgate. Depois de fazer a consulta com médico clínico e a verificação de glicemia e pressão arterial, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites A e B, além de teste de Covid-19, ele também aceitou o convite para iniciar o tratamento contra dependência química.
“Eu cheguei à conclusão de que a minha vida precisava mudar, deixar a bebida e as drogas. A outra motivação que tive foi a esposa, o desejo de me afastar de tudo e recomeçar do zero de uma forma mais tranquila com ela. A sensação é de felicidade, alívio, e de que estou lutando pela minha família”, compartilhou Tiago.
De acordo com o titular do 3º Distrito de Polícia Civil da capital, delegado Joviano Furtado, a ação reforçou a prevenção contra a gripe. “Neste período de chuvas, os casos de gripe têm sido bastante acentuados e, quando se trata de pessoas em situação de rua, o cenário fica mais complicado. Por isso resolvemos trazer a vacina como forma de melhor protegê-los”, pontuou.
Com a oitava edição, o Ação Resgate soma 3.103 atendimentos realizados e 103 pessoas retiradas das ruas de forma voluntária para iniciar o tratamento contra a dependência química.