Notícias
SES promove diálogo com gestores de saúde municipais sobre o Programa Cuidar de Todos

O Seminário “Construindo uma APS mais resiliente” teve destaque na programação de lançamento do Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, nesta quinta-feira (3), no Blue Tree Towers, em São Luís. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu prefeitos, gestores e profissionais da saúde dos 217 municípios para dialogar sobre o novo programa e práticas inovadoras e com melhores resultados em indicadores de saúde.
Prefeitos, secretários municipais e demais gestores que atuam na Atenção Primária em Saúde estiveram no seminário e debateram com técnicos da SES sobre temas como “A Atenção Primária que queremos”, “Problemas de Saúde Pública que mais causam adoecimento e óbito na população do estado”, entre outros.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou do encontro, dialogou com os gestores e defendeu o foco especial na Atenção Primária com o novo programa. “O Cuidar de Todos é o maior investimento que o Governo do Estado já fez nos 217 municípios maranhenses nestes últimos tempos. Dessa forma, esperamos que por meio da cooperação entre as gestões, possamos melhorar os indicadores, impactando na saúde e qualidade de vida de todos os maranhenses”, frisou.
Lançado pelo governador Carlos Brandão e pelo secretário Tiago Fernandes, o Cuidar de Todos – Atenção Primária estabelece um pacto de cooperação técnica entre a gestão estadual e Municípios, visando o fortalecimento da Atenção Primária para enfrentamento dos problemas de saúde pública que mais causam adoecimento e óbito na população do estado.
Por meio do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde e para as equipes da Estratégia Saúde da Família (eSF) que aderirem à iniciativa. Os equipamentos incluem balança, equipamentos para realização de teste do olhinho, Glicosímetro, kits de saúde bucal, tendo como objetivo melhorar a estrutura destes dispositivos e apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.
O Renato Borges é secretário municipal de Saúde de Presidente Sarney, cidade localizada na baixada maranhense. Segundo ele, o programa é uma grande conquista para os municípios. “Eu me sinto lisonjeado pelo Governo do Estado estar nos apoiando. Sabemos das dificuldades que existem para quem atua na ponta, mas com uma Atenção Primária bem trabalhada, e com estratégia, conseguimos, sim, evitar que as pessoas venham a ter complicações e assim irem para a média e alta complexidade”, pontuou.
Atuando no município de São Luís como Agente Comunitária de Saúde (ACS), Conceição Pimenta destacou que o Cuidar de Todos representa o fortalecimento da Atenção Primária. “Agora vem se concretizar uma Atenção Básica forte, em que todos estão lutando por um objetivo em comum, que é fortalecer o SUS e melhorar os nossos indicadores”, disse.
A enfermeira generalista que atua no município de Turilândia, Andrea Abreu, sublinhou os benefícios do programa para o trabalho desenvolvido no território. “O Cuidar de Todos foi planejado especialmente para os profissionais da ponta, bem como os usuários. Os municípios com certeza podem se sentir abraçados e acolhidos pelo Governo do Estado, com suporte antes nunca visto e cujos resultados serão sentidos de forma imediata”, afirmou.
Monitora Saúde
O seminário oportunizou aos participantes a apresentação do Monitora Saúde, sistema idealizado pela SES e que funciona como um painel de indicadores apresentados pelo Cuidar de Todos. Nele, os municípios poderão tanto acompanhar mensalmente o alcance destes indicadores, como também a partir deles encontrar soluções por meio de ações que deverão ser tomadas dentro do território.
“São informações que serão colocadas à disposição da sociedade e gestores de forma que possam verificar como está a situação de saúde dos municípios. Assim, o grande diferencial é que o prefeito e o secretário de saúde também poderão se enxergar de forma a adotar medidas precisas com relação a melhor estratégia de gerenciamento dos recursos em benefício da população”, afirmou a superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina Araújo.
O evento permitiu também que os participantes tivessem acesso aos detalhes das etapas do Programa Cuidar de Todos, a importância da imunização de crianças e a busca ativa dos públicos alvo, assim como a utilização da Caderneta das Gestantes e dos Pequenos Maranhenses como estratégia de prevenção a agravos e atualização da cobertura vacinal.
Sobre a nova Caderneta das Gestantes e dos Pequenos Maranhenses, a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Dennyse Macedo, comentou que a iniciativa contribui para a garantia de direitos. “O Programa Cuidar de Todos assegura os direitos conforme constam na Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança, indo além de uma simples caderneta para preenchimento, como também um documento que confirma a qualidade da assistência às crianças e mulheres gestantes maranhenses”, explicou.
O Cuidar de Todos tem como missão impactar a população em geral dos municípios, priorizando crianças menores de 1 ano; gestantes; pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); pessoas com Diabetes Mellitus (DM); e motociclistas. Além da Atenção Primária, o programa deve contemplar também ações como cirurgias, serviços especializados, saúde animal, oftalmologia, realizar ações nas comunidades e incluir um projeto específico para agilizar os atendimentos às vítimas de AVC.