Notícias
SES participa de painel sobre saúde no “Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres”
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta quinta-feira (25), do “Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres”, com o painel “Programas e Projetos de Gestão Estadual para as Mulheres Maranhenses: ações e linhas de atuação da SES”, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Multicenter Sebrae, em São Luís.
Representando a SES, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos apresentou iniciativas dentro das linhas de cuidado materno e infantil, ambulatorial, planejamento familiar, bem como para as mulheres quilombolas e indígenas. “Nossa visão é fortalecer a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher levando em consideração a diversidade existente nos territórios. Com isso, espera-se valorizar cada uma a partir das suas particularidades e subjetividades”, frisou.
Entre os destaques do painel, a linha de atendimento Materno e Infantil e a qualificação da Atenção em Saúde voltada para o planejamento familiar, assistência pré-natal, saúde da criança e ampliação do acesso ambulatorial e hospitalar com apoio e diagnóstico. Além disso, destaque para as ações de Planificação de Atenção à Saúde (PlanificaSUS), iniciativa desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Outra estratégia é a Sala CUIDAR, serviço instalado na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), e que tem como objetivo agilizar o atendimento de intercorrências obstétricas nos municípios, evitando o agravamento e óbito de gestantes e bebês. No âmbito da capacitação e qualificação profissional, a SES também apresentou o êxito da estratégia “Zero Morte Materna”, que é voltada para o manejo de hemorragia e hipertensão pós-parto, bem como a reanimação para o transporte neonatal.
A Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) atuam em municípios do Programa Maranhão Quilombola, que atende as comunidades remanescentes de quilombos; nos municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão; e nos municípios com população indígena em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
O Fórum faz parte das atividades desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).