Notícias
SES orienta população e faz ação sobre a importância da doação de órgãos
Para possibilitar que mais pessoas tenham uma vida melhor, a doação de órgãos representa uma oportunidade de recomeço. Para isso, a população precisa melhor compreender a importância da doação de órgãos. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio da Central Estadual de Transplante (CET-MA) realizou, nesta segunda-feira (8), ação de sensibilização e incentivo à doação de órgãos, no Santuário da Mãe Imaculada Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 1.125 pessoas estão à espera de doação de órgãos e tecidos no Maranhão. A Central Estadual de Transplante informou que, atualmente, 257 pessoas estão à espera de rim, oito à espera de doação de fígado e 860 de córnea. Além disso, foram registrados 133 transplantes de córnea, cinco de fígado, 23 de rins e dois de tecido ósseo em 2022. Até maio deste ano, 88 transplantes foram realizados, sendo 12 de rins e 76 de córnea. Os órgãos mais doados no Estado são rins e córneas.
“A doação, antes de tudo, é um ato de fraternidade. Ainda existem muitos mitos entre os fiéis, principalmente no tocante a integridade do corpo, por isso a nossa intenção foi desmistificar e informar sobre essa iniciativa que é uma forma de preservação da vida”, disse a coordenadora adjunta da CET-MA, Janaína Câmara.
Com o apoio do titular da arquidiocese de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, foi estabelecido um calendário de atividades com foco na sensibilização sobre os benefícios da doação de órgãos. Mensalmente, todo dia oito, o Santuário Conceição realiza o chamado “Devocional”. A programação é exclusiva à devoção e atendimento à comunidade. Durante a programação, a equipe da Central Estadual de Transplante do Maranhão orientou e esclareceu dúvidas da população sobre a doação de órgãos.
Ao final de cada três missas realizadas na igreja no dia, os fiéis recebiam orientações dos profissionais da CET-MA tanto no stand montado no pátio da igreja como também dentro do templo, sobre doação de órgãos e tecidos no Maranhão, como se tornar um doador e qual a importância da doação de órgãos e tecidos.
De acordo com o padre Elinauro Santos, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, a doação gravita na dimensão da caridade. “Há esse despertar da consciência de cada cristão para a solidariedade com o sofrimento e a dor dos outros. Nós nos pertencemos uns aos outros, portanto atitude como essa é essencial na vivência cristã”.
Benedita Lopes, de 68 anos, aproveitou o intervalo das atividades diárias para renovar os votos de fé e recebeu orientações sobre doação de órgãos e tecidos. “Penso que se estamos em condições de fazer o bem, então deveríamos doar. Eu mesma não tenho nenhum impedimento, pois sei que quando eu me for não irei precisar mais, logo eu deixaria para quem necessita”.