Notícias
SES incentiva homens a cuidarem mais da saúde em ação preventiva na Policlínica Cidade Operária
Cuidado integral em todos os ciclos de vida. Esse é o mote da campanha para o incentivo da saúde do homem da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta quinta-feira (16), como parte das ações realizadas pelo Novembro Azul, usuários e profissionais da Policlínica Cidade Operária participaram da avaliação nutricional com estadiômetro, balança e bioimpedância. A ação visa incentivar a adoção de hábitos saudáveis por parte dos homens, público alvo da campanha.
Além das orientações profissionais, quem participou da ação recebeu encaminhamento para realização de exames laboratoriais, além de consultas especializadas, caso necessário. O agendamento foi feito na própria unidade.
A diretora administrativa da Policlínica Cidade Operária, Gorete Almeida, destaca que várias atividades estão sendo realizadas ao longo do mês. “Temos várias ações planejadas aqui na policlínica voltadas ao Novembro Azul. Estamos fazendo periodicamente na recepção aqui da unidade palestras educativas. Para encerrar a programação, teremos uma palestra sobre saúde integral do homem”, frisou.
O aposentado José de Ribamar Vale, de 61 anos, estava na recepção aguardando a consulta com endocrinologista quando soube da ação com nutricionistas e não perdeu a oportunidade. “Essa é mais uma ajuda que a gente tem. Fazia um tempo que não consultava com nutricionista e como tenho diabetes é muito importante cuidar bem da minha alimentação. Aqui orientaram a gente muito bem. Achei ótimo, muito legal mesmo”, disse.
Quem também participou da ação foi o vigilante Vicente Fortes, de 64 anos. Ele trabalha há mais de 30 anos na unidade e elogiou a iniciativa. “Acho muito importante esse tipo de ação, pois o homem geralmente não se cuida. Hoje recebi orientações dos nutricionistas para melhorar mais minha alimentação e vou tentar seguir direitinho”, afirmou.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer próstata é tipo mais comum de câncer na população masculina e é a causa da morte de 28,6% dos homens. O diagnóstico precoce é a maior arma para redução dos óbitos e cura da doença. A campanha Novembro Azul reforça também os cuidados na prevenção do câncer de próstata.