Notícias
SES empossa membros do Comitê Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio
Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) empossou os membros do Comitê Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. O comitê foi instituído pela Portaria nº 565, de 2 de setembro de 2020, com o objetivo de elaborar e operacionalizar estratégias, bem como implementar e articular os cuidados na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o Maranhão. Foram empossados 26 profissionais de diversos setores, sendo 13 titulares e 13 suplentes.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, afirmou que o Maranhão é o primeiro estado a tomar a iniciativa de implantar um comitê voltado para a prevenção da automutilação e tentativa de suicídio.
“Isso vai nos favorecer na discussão de políticas públicas para executarmos ações que, de fato, venham a diminuir os casos de suicídio. Com esse grupo atuando de forma coesa, através de um olhar holístico e interdisciplinar, vamos favorecer os pontos que são diretamente acometidos, como por exemplo a família, a fim de que várias portas de entrada possam atuar em conjunto para uma assistência cada vez mais eficaz”, disse Waldeise.
Com a instituição do Comitê, a SES busca contribuir com a formulação de propostas para consolidação da Política Nacional da Prevenção da Automutilação e do Suicídio, nos termos da Lei Federal nº 13.819, de 26 de abril de 2019, bem como Decreto nº 10.225, de 05 de fevereiro de 2020.
Além disso, ainda estimula os setores governamentais e não governamentais, estadual, regional e municipal, a sociedade civil, no intuito de atuar sobre os determinantes sociais relacionados com o fenômeno da automutilação e suicídio.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Campos Rêgo, a criação do Comitê fortalece as ações do Governo do Estado na luta pela promoção à vida durante a Campanha Setembro Amarelo. “Por meio desta estratégia de cuidado, a SES vem instituir mais do que uma comissão, mas também uma proposta para a criação de ações que contemplem as necessidades da população maranhense junto a entidades notificadoras”, destacou.
Representando o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a psicóloga Luciana Rocha participou da solenidade como suplente e observou que será uma oportunidade para aprender e enriquecer as frentes de sensibilização sobre o assunto. “Está sendo uma honra poder participar da iniciativa, uma vez que a educação é essencial para a formação do indivíduo. A escola é um espaço rico e onde também podemos intervir para prevenir”, pontuou.
Para Gilson Pontes, secretário de Saúde de São Domingos do Azeitão e representante do Conselho Municipal de Secretários de Saúde do Maranhão (COSEMS), o Comitê norteará também as medidas a serem adotadas pelos municípios. “Através das discussões e decisões, os 217 municípios poderão dialogar entre si com a finalidade de levar informação e os trabalhos realizados pelo governo a cada gestor, coordenador de saúde mental e profissionais que atuam nos CAPs, uma vez que são os principais atores envolvidos”, comentou.
Fazem parte do Comitê: o Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES (DASM), Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão (CBMMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT’s), Departamento de Atenção à Saúde da Família (DASF), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDIHPOP), Centro de Valorização da Vida (CVV), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDES) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL).