Notícias
SES debate promoção ao aleitamento materno e alimentação saudável durante encontro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou esta semana o Encontro de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira. O evento visa requalificação de profissionais da Atenção Básica quanto à promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS). A programação prossegue até esta sexta-feira (28).
“Esperamos que os profissionais se sintam apoiados para que, ao regressar para os seus municípios de atuação, implementem a estratégia através de planos de ação nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, tanto fortalecemos a prevenção às carências nutricionais na infância, como reduzimos os casos de óbito infantil no Maranhão”, disse o coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho.
Participam do encontro, que teve início nesta quinta-feira (27), cerca de 60 profissionais, entre gestores locais, coordenadores da Atenção Primária, nutricionistas e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF), de 62 prefeituras. O momento serviu também como chamada ao engajamento dos municípios que ainda não contam com tutores formados na estratégia.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Dennyse Macedo, a alimentação correta resulta em uma primeira infância saudável. “Existe uma ligação forte entre a amamentação e a qualidade de vida, que impactam diretamente na redução de riscos de adoecimento. Tudo isso reflete no futuro da criança, quanto às escolhas corretas de alimentação que esse adulto do futuro terá”, pontuou.
Entre os temas propostos, estão “O tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil como protagonista de ações de promoção ao aleitamento materno e alimentação complementar” e “Manejo dos Sistemas de Informação da Atenção Básica”; além de oficina de trabalho, com divisão de grupos, para elaboração de cardápio de acordo com a faixa etária e a importância do tipo de alimentação para cada fase da infância.
De acordo com a assessora técnica da Coordenadoria de Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Priscila Olin, o encontro fortalece a estratégia e a atuação dos profissionais. “Trabalharemos o cenário dos indicadores do aleitamento materno e alimentação complementar no Brasil e no Maranhão, a formação e o papel dos tutores quanto a qualificação e capacitação das equipes de Saúde da Família nas UBS, além de como elaborar planos de ações dentro dos territórios”.
A nutricionista que atua em Duque Bacelar, Alexia Moura, destacou que o encontro ajuda a promover a importância do desenvolvimento saudável. “Aprendemos que desde a gestação, é necessário que as mães tenham uma boa nutrição para o desenvolvimento pleno do bebê. Além disso, orientar a sociedade ao tempo certo de aleitamento, bem como da introdução alimentar”.
A EAAB foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2012. A ação é resultado da integração da Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), tendo como compromisso formar mais recursos humanos na atenção básica.