Notícias
SES acompanha ações de acolhimento para pessoas com Transtorno de Espectro Autista e familiares no TEA 12+
Equipes da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanharam, nesta segunda-feira (10), as atividades de acolhimento no Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com Transtorno do Espectro Autista (TEA 12+), na Cohab, em São Luís.
Inicialmente, os profissionais do TEA 12+ realizam atividades de orientação e escuta qualificada, para contribuir na condução da prática que será adotada pela equipe composta por Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Assistência Social, Musicoterapia e Arteterapia. Após esse período, será iniciado o atendimento terapêutico.
A Rosilene Aguiar, de 53 anos, procurou o serviço acompanhada da filha de 36 anos. “Dany Kerlly está há anos sem acompanhamento e é muito difícil. Todos os acompanhamentos acabam ainda no período da infância. Eu estou muito esperançosa. Para mim é como se fosse uma realização encontrar atendimento para ela e tudo que ela precisa num só lugar. Eu já sofri muito, nós já sofremos muito pela incompreensão das pessoas. Eu sou mãe, tia e avós de pessoa autista”, desabafou Rosilene.
TEA 12+
O atendimento da TEA 12+ está organizado para três públicos: o primeiro público é quem era atendido em algum centro de reabilitação da rede SES e atingiu a idade 12 anos; o segundo público são os pacientes com idade 12+ que já possuem diagnósticos TEA e que possuem laudo de médico neurologista ou psiquiatra com solicitação para tratamento e que precisam iniciar o acompanhamento na rede estadual; e o terceiro público é formando por pessoas com 12 anos ou mais com suspeita de TEA e que ainda precisam fechar diagnóstico para iniciar o acompanhamento em unidade estadual.
A diretora geral da Casa TEA 12+, Isabela Paes explica como será o atendimento. “O principal objetivo é ofertar assistência diferenciada considerando as demandas de acordo com as faixas etárias. Elas terão a oportunidade de receber atendimento e acolhimento dentro das suas necessidades. Agora nós estamos fazendo isso, ouvindo as famílias e entendendo suas demandas”, disse a diretora.
O Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com Transtorno do Espectro Autista (TEA 12+) foi entregue, no dia 4 de abril, pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.