Notícias
Serviço estadual para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo comemora Dia das Crianças
Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, foi realizada nesta sexta-feira (09), no anexo do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água, uma recreação com as crianças atendidas pelo serviço estadual para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Durante o evento, além de lanche, uma série de atividades recreativas e de coordenação foram oferecidas às crianças.
A diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado, explica que o Centro de Reabilitação atende a deficiência física, intelectual e visual, em crianças, adultos e idosos. “Esse momento de hoje está sendo voltado tanto para as crianças do Centro de Reabilitação quanto para as do Anexo TEA. Essa confraternização foi para que nós pudéssemos contemplar todas as crianças atendidas no nosso serviço e promover um momento terapêutico, saindo do ambiente convencional de terapia para a interação. Hoje, nós propomos atividades psicomotoras, de atenção, concentração e a socialização entre elas”, diz Ana Eugênia.
Segundo a diretora geral do CER Olho d’Água, Renata Caldas, a Casa TEA oferece diversos atendimentos, entre eles, música, artes plásticas, artesanato, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia entre outros. “E hoje é um momento de festa, um momento em que nos sentimos extremamente felizes, realizados e agradecidos por estar reunindo tanto as crianças da Casa TEA quanto as crianças da Unidade Sede em um momento de festa, confraternização, alegria, lazer e brincadeira”, comemora Renata Caldas.
Virginia Leal, 42 anos, enfermeira, é mãe do Kaleb, de 7 anos. Ela conta que o filho, que tem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), já vem recebendo acompanhamento pela equipe do Centro de Reabilitação há dois anos. “Cada criança tem seu tempo de evolução e, no desenvolvimento do Kaleb, foi fundamental o acompanhamento da equipe do Centro, na qual eu confio muito”, afirma a enfermeira.
Outro pai satisfeito com o serviço oferecido nas unidades é o seu Antônio Carlos Pires, eletricista, 47 anos. Ele é pai da Brenda Carlen, de 9 anos, que faz acompanhamento no centro desde os 8 anos. “Para nós, é muito satisfatório ter esse serviço oferecido de forma gratuita. A casa tem profissionais muito competentes que, além de tudo, tem um grande carinho e apego pelas nossas crianças. Para nós pais, isso é muito bom! Já notamos a evolução dela em vários aspectos como concentração, comportamento, uma melhora notada no dia a dia, na interação com a família e com as pessoas em outros locais”, diz o eletricista.
Durante a comemoração, também houve entrega de brinquedos arrecadados por funcionários da EMSERH. De acordo com diretor administrativo da EMSERH, Will Mesquita, é sempre um prazer participar as ações da Casa TEA, que é uma expansão dos serviços realizados pelo CER Olho d’Água.
“Os atendimentos que hoje são realizados aqui na Casa TEA, antes eram realizados dentro do Centro de Reabilitação do Olho d’Água. A Secretaria de Estado da Saúde, atendendo a uma demanda social, expandiu esse serviço para uma casa independente. Assim, hoje, os pais dessas crianças conseguem ter acesso público dentro do SUS a metodologias diferenciadas e que são referência no acompanhamento das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, destaca o diretor Will Mesquita.