Notícias
Serviço de Hemodiálise de Balsas será entregue este ano e atenderá região sul
O Serviço de Hemodiálise de Balsas será entregue à população este ano. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou a execução das obras para instalação do serviço no Hospital Regional de Balsas. A ordem de serviço foi assinada no ano passado, no dia 14 de dezembro, pelo governador Flávio Dino e pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
As 10 máquinas de diálise do serviço terão capacidade de atendimento de 60 pacientes por mês. “Com esse serviço vamos zerar a demanda do sul do Maranhão. É mais uma revolução na saúde do estado. Estamos trabalhando em diversas áreas em Balsas e, especialmente, ampliando a assistência em saúde na região”, destacou o governador Flávio Dino, na assinatura da ordem de serviço, em Balsas.
A implantação do novo Serviço de Hemodiálise de Balsas possibilitará 780 atendimentos. O funcionamento será em três turnos – matutino, vespertino e noturno, de segunda a sábado, no Hospital Regional de Balsas.
“Mais uma vez descentralizando e cumprindo metas do governo Flávio Dino. Mais de mil por cento da rede própria de diálise. Em 2004 tínhamos 24 máquinas em São Luís. Hoje descentralizamos os atendimentos para Chapadinha, Pinheiro, Açailândia e São João dos Patos. Tínhamos uma falha. No sul do Maranhão não tinha nada. Tudo parava em Imperatriz e depois não tínhamos mais diálise. Então a partir do segundo semestre de 2020 teremos serviço para atender toda demanda do sul do estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O diretor do Hospital Regional de Balsas, Eliabe da Silva Aguiar, ressaltou os benefícios do serviço de hemodiálise para região. “O serviço que será implantado é de grande valia para população que hoje é atendida em municípios e estados vizinhos. Para direção do hospital é uma grande alegria a iniciativa do governador Flávio Dino e do secretário Carlos Lula”, comemorou.
Atualmente, o Hospital Regional de Balsas atende 13 municípios da região: Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Balsas. Desde que foi inaugurada, em 20 de setembro de 2017 pelo governador Flávio Dino, a unidade contabilizou mais de 800 mil atendimentos, entre partos, cirurgias, internação, consultas médicas e procedimentos ambulatoriais.