Notícias
Semana Saúde na Escola: Governo do Estado vacina crianças contra a dengue em Paço do Lumiar
Em continuidade a Semana Saúde na Escola, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (22), atividade na U.E.B. Dra. Fátima Oliveira, em Paço do Lumiar, com os alunos de 10 e 11 anos sobre orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses. Na ocasião, os estudantes também puderam receber a primeira dose da vacina contra a doença.
“É de fundamental importância a iniciativa protagonizada pelo Governo do Estado em parceria com os municípios no fortalecimento de medidas de prevenção à dengue. Em Paço do Lumiar, por exemplo, a ação buscou mobilizar alunos e comunidade oportunizando, também, a vacinação das crianças de 10 a 11 anos, incentivando assim atitudes que fazem a diferença”, destacou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos.
A programação da Semana Saúde na Escola teve início na segunda-feira (19), no Centro Educa Mais Dayse Galvão, situado no bairro Vila Embratel, em São Luís. Com o tema “Pequenas atitudes fazem a diferença. Aqui o mosquito não se cria”, o foco da estratégia é fazer o enfrentamento da dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes, levando informação e conscientização a alunos e profissionais das unidades escolares.
Presente na ação, a secretária de Educação de Paço do Lumiar, Yanne Pessoa, celebrou a parceria com o Governo do Estado. “Recebemos a ação de braços abertos. As nossas crianças são nosso futuro, e com a ação elas conseguem multiplicar ao levarem para dentro de casa, junto aos seus pais, tios e vizinhos o que aprenderam aqui”.
Segundo a coordenadora do programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Paço do Lumiar, Ingrid Cristine Viana, a escolha da unidade possibilitou a oferta de vacinas. “Escolhemos uma escola onde fosse possível levar também a vacina aos alunos, aliando a informação de combate à dengue com a imunização. Por meio dessas ações, ensinamos a importância de serem multiplicadores”.
Com a presença do Zé Gotinha, os estudantes de 10 e 11 anos da escola participaram ainda de palestras informativas sobre as várias formas de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti dentro de casa. Aqueles que apresentaram carteira de imunização e documento com foto também puderam receber a primeira dose contra a dengue.
Alisson André Gomes Almeida, de 10 anos, foi uma das crianças vacinadas na ação realizada na U.E.B. Dra. Fátima Oliveira. “Para mim a vacinação é importante porque com ela a gente fica protegido e assim também não pegamos a doença”. Paulo Vitor Castro, também de 10 anos, aproveitou para dar um recado a quem ainda não se vacinou contra a dengue. “Eu diria para que tomem logo a vacina porque a doença está muito perigosa”, acrescentou.
Primeira dose
A administração do imunizante acontecerá em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. O avanço da faixa etária ocorrerá de forma progressiva conforme a entrega de novos lotes por parte do Ministério da Saúde (MS). Ao todo, foram encaminhadas ao Maranhão 40.610 doses, que nesta primeira fase contemplaram os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.
“A parceria entre Saúde e Educação tem dado certo, pois é onde nós encontramos o público-alvo, uma vez que o nosso propósito é vacinar o mais rápido possível as nossas crianças, protegendo-as contra a doença dengue ao passo que apoiamos os municípios em suas atividades também”, disse a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo.
De administração municipal, a U.E.B. Dra. Fátima Oliveira conta com 340 alunos, funcionando nos três turnos, acolhendo as faixas etárias de 6 a 11 anos (manhã), 12 a 14 anos (tarde) e maiores de 18 anos (educação de jovens, adultos e idosos – EJAI).
“Educação e Saúde são responsabilidade de todos, pois a conscientização é a melhor maneira de prevenir. O incentivo à conscientização por meio da ação de hoje fará grande diferença na vida das crianças”, pontuou a gestora da U.E.B. Dra. Fátima Oliveira, Maria Inêz Gato.