Notícias
Secretário de Saúde acompanha atendimentos no Hospital Dr. Carlos Macieira
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou, na quarta-feira (6), os atendimentos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A unidade é referência em alta complexidade para todo o estado, conta com mais de 240 leitos e dispõe de serviços como a Rede Cuidar, que atende pessoas com sequelas da Covid-19; e as UTIs Coronariana e Pediátrica.
“O HCM é uma das principais unidades da nossa rede, responsável por receber pacientes de alta complexidade de todo o estado. Nesta nova fase, nosso objetivo é continuar avançando, consolidando serviços e ampliando a assistência. Foi uma oportunidade para ver de perto o bom trabalho que o hospital vem desenvolvendo nos últimos anos e constatar como ele tem sido importante para a população maranhense”, afirmou Tiago Fernandes.
Ao longo dos últimos anos, a unidade tem recebido grandes investimentos da gestão estadual. As melhorias ampliaram o acesso da população aos serviços. Entre 2018 e 2021, o número de consultas, por exemplo, aumentou em mais de 78%. Exames e procedimentos como ultrassonografias, cateterismos, cirurgias urológicas, cirurgias neurológicas e cirurgias cardíacas também apresentaram aumento no atendimento.
A ampliação beneficia pacientes com o senhor Hélio Alves, de 70 anos, que fez uma cirurgia neurológica para retirada de coágulo no cérebro e agora recebe acompanhamento no hospital. “Aqui está anos luz à frente de muito hospital particular, em atendimento e qualidade médica. Tudo aqui é de ponta”, disse.
Liliane Dias, de 42 anos, reiterou as palavras do pai. “Há 15 dias o meu pai recebe acompanhamento no HCM e o que posso destacar é um excelente acolhimento e atendimento rápido. Para nós da família, foi uma surpresa porque foi mais rápido que na rede particular”, contou.
A UTI pediátrica foi outra melhoria que a unidade recebeu nos últimos anos. O espaço atende pacientes como Abner Alves, de 9 anos, natural de Grajaú, que passou por uma cirurgia cardíaca na unidade. O pai de Abner, Aristides Câmara, de 37 anos, aprovou o atendimento. “Já estive acompanhando parentes em outros hospitais do Maranhão e no Goiás, mas nada se compara ao HCM. A forma como cuidam de nós é o que mais me impactou. De todos os hospitais por onde passei, esse aqui é o que tem a melhor estrutura e atendimento”, compartilhou.
O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, enfatizou os investimentos e a missão da unidade. “Ao longo destes últimos anos, a nossa unidade tem funcionado de forma pioneira e servindo de referencial para outras da rede pública. Tanto que, em 2020, no início da pandemia, o primeiro caso registrado no estado foi em março, mas desde janeiro já estávamos preparados para receber os doentes”, destacou.