Notícias
Secretário Carlos Lula participa de videoconferência com procuradores de justiça sobre Coronavírus
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou de uma videoconferência com 15 promotores de justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA). O momento de diálogo serviu para uniformizar as informações a respeito do novo Coronavírus (COVID-19), expressas pelo Governo do Maranhão, além de padronizar os principais procedimentos que serão tomados em resposta a um possível caso confirmado do vírus no estado.
“Foi muito bom poder falar a promotores de diversos lugares do estado sobre as medidas que adotamos e iremos adotar. Explanamos a todos as decisões no âmbito não farmacológicas e hospitalar. Estamos nos preparando para um cenário de pandemia, com assistência de UTI distribuídas em unidades hospitalares do estado localizadas em São Luís e Imperatriz”, disse o secretário Carlos Lula, nesta segunda-feira (16), durante a videoconferência.
As medidas expressas pela SES foram dadas após o governador Flávio Dino assinar decreto sobre os procedimentos e regras de prevenção da transmissão do COVID-19. Entre as medidas estão isolamento e suspensão de eventos públicos para evitar aglomeramento de pessoas. Além disso, na capital, a SES acrescentou 20 novos leitos de UTI para atender casos graves e outros 120 estão previstos, sendo 50 em construção em ritmo ininterrupto sete dias por semana. Imperatriz e Coroatá, também vão ganhar mais leitos de UTI para assistir os municípios.
Segundo o procurador-geral de justiça e presidente do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão (CSMP), Luiz Gonzaga Martins Coelho, o momento é de união de zelar pelas pessoas. “Temos que estar preparados para mais este desafio. Não queremos, portanto, relativizar a gravidade do vírus, nem esconder nada da população. Precisamos tão somente ser transparentes e honestos, mantendo o trabalho voltado para a prevenção de forma responsável”, declarou.
De acordo com a médica-infectologista do Hospital Presidente Vargas, Conceição Pedrosa, o Coronavírus é uma doença dinâmica e a todo instante novas informações sobre ela são atualizadas. “Hoje sabemos que apesar de uma das principais formas de transmissão ser aérea, ela também acontece por contato. E isso é muito mais importante visto que temos a cultura de tocar em todas coisas, de comer e não higienizar as mãos antes, e tudo isso aponta para uma mudança de comportamento, pois do contrário vamos presenciar um crescimento exponencial do vírus”, alertou.
Presente no encontro a promotora de justiça de Defesa da Saúde, Glória Mafra, comentou que o momento é de colaboração. “Tivemos reunião com Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, representante dos hospitais e laboratórios privados para analisar em conjunto o Plano de Contingência. Diante disso, fizemos algumas recomendações no sentido de colaborar com a coleta de amostras nos municípios e questões operacionais como transporte e desinfecção”, observou.
A videoconferência também serviu para anunciar a assinatura do Ato Regulamentar da Procuradoria Geral da Justiça. O documento pontua os procedimentos adotados pelo MPMA a respeito do COVID-19, bem como as orientações aos servidores e promotores de justiça do estado.
Também participaram da videoconferência o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel Soares; o diretor da Escola Superior da OAB-MA, Márcio Thadeu Silva Marques; e o médico do setor de saúde da Procuradoria do MPMA, Marcone Satufi.