Notícias
Secretaria de Saúde promove encontro e mantém monitoramento da influenza aviária (H5N1)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta sexta-feira (2), encontro para dialogar sobre o cenário nacional da influenza aviária (H5N1), via aves migratórias no Brasil. Participaram da reunião os gestores regionais de saúde, representantes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), das áreas técnicas da SES e da Agricultura, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Lacen) e os municípios da Região Metropolitana.
“Em função deste cenário de emergência zoossanitária decretado em todo o território nacional por 180 dias, nós decidimos que precisava ter um alinhamento entre todas as áreas afins. A Vigilância Epidemiológica tem a função de monitorar, alertar e principalmente, ajudar na tomada de decisão dos setores que trabalham diretamente dentro dos territórios” esclareceu, a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.
Na ocasião, foi apresentado o panorama da gripe no Brasil e no mundo, as ações do Comitê Estadual de Enfrentamento da Gripe Aviária do Maranhão (CEEGA-MA), compartilhadas de notas técnicas e orientações, entre outras.
As ações de enfrentamento e combate à gripe aviária são realizadas com as parcerias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e o do IOC/Lacen. O Mapa e a Aged estão realizando, desde janeiro, o inquérito avícola. Já foi concluído a recolha das amostras nas aves alojadas na indústria e iniciou-se no mês passado o inquérito nas 71 propriedades avícolas (de subsistência) do Estado.
O superintendente federal Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Arruda, falou das ações da pasta. “A perspectiva do Ministério em função das confirmações de casos em aves migratórias é fazer um trabalho conjunto; já existe um Comitê da Saúde e fomos orientados a criar um Comitê de Emergência, reunindo vários órgãos, para caso de nós termos animais enfermos, a fim de realizar um diagnóstico melhor”, disse.
Ações adotadas
É importante destacar que o Governo do Maranhão, desde 2022, quando foram emitidos os primeiros alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), adotou ações para alertar e reforçar o enfrentamento a doença.
Destacam-se dentro das medidas, a publicação do Plano de Enfrentamento da Influenza que inclui ações de vigilância do vírus da Influenza Aviária, a emissão de Notas de Alertas e comunicados de risco sobre a Gripe Aviária para todas as regionais de saúde e municípios e a instituição do CEEGA-MA.
Comitê Estadual
Compõem o Comitê: a SES, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), as Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Sema), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems/MA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) Porto do Itaqui.