Notícias
Pacientes da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão participam do “CinePipoca”
Maria do Bom Parto da Conceição Silva de Sousa, de 25 anos, está com a filha Ana Vitória há mais de 60 dias internada na UTI Neonatal da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís. Na unidade, o projeto “CinePipoca” alia diversão e arte para acompanhantes e pacientes em tratamento na unidade.
“Nós ficamos muito tempo aqui na maternidade, então podemos receber notícias boas ou ruins a qualquer momento e quando chega quinta-feira eu já fico esperando a psicóloga para ir ao cinema. Fico muito feliz quando começo a assistir ao filme, me deixa mais leve”, comentou Maria do Bom Parto.
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), por meio da equipe multiprofissional, realiza o “CinePipoca”. A ação acontece às quintas-feiras na maternidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A equipe multiprofissional da MACMA sempre abre momento para troca de experiência e análise do filme. “Quando a gente senta e escuta as outras mães contarem cada uma a sua história, percebo que não estou tão ruim assim, têm pessoas que estão com uma carga mais pesada. Todas nós estamos sofrendo, cada uma na sua particularidade, e eu escuto elas, paro e penso”, completou Maria do Bom Parto.
O “CinePipoca” tem o objetivo de humanizar a estadia dos familiares, acompanhantes e profissionais, proporcionando, além da assistência em saúde, ambiente acolhedor, incluindo novos contatos e interação social.
“As escolhas dos filmes são feitas com objetivo de trabalhar questões relativas a parentalidade, a expressão de sentimentos e também a redução de estresse. Optamos por filmes mais leves e descontraídos para proporcionar momento de lazer para as acompanhantes que vivenciam a situação difícil que é a internação de um filho”, explicou a psicóloga Fernanda Araújo.