Notícias
Outubro Rosa: EMSERH organiza programação especial para colaboradoras
As colaboradoras da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) foram recepcionadas, na manhã desta quinta-feira (27), com os serviços da Carreta da Mulher Maranhense. A ação faz parte da programação organizada pela EMSERH em alusão à Campanha Outubro Rosa. As colaboradoras aproveitaram a oportunidade e se revezaram entre a prestação dos serviços e o cuidado com a saúde.
“Neste mês de conscientização que é o Outubro Rosa, a EMSERH está dando essa oportunidade para todas nós colaboradoras de nos cuidarmos, trazendo a carreta até o nosso local de trabalho, o que torna o dia ainda mais especial. Aproveitamos então a oportunidade para a nossa prevenção”, pontuou Joyce Miranda Barros, colaboradora do RH da EMSERH.
Entre os serviços oferecidos na Carreta da Mulher Maranhense que as colaboradoras tiveram acesso estão: mamografia, exames preventivos, testes de glicemia e aferição de pressão. Ainda durante a programação, foi realizada Roda de Conversa, com o tema: “A importância da realização da prevenção e autoexames das mamas”, organizada pela Comissão Saúde Mental da EMSERH. As palestras foram concedidas por profissionais de saúde que trabalham no Hospital Genésio Rêgo.
Uma das palestrantes foi a enfermeira Damires Amorim, que falou sobre a importância da prevenção e realização do autoexame das mamas. “O câncer de mama é muito prevalente entre as mulheres, portanto viemos aqui reforçar sobre a importância da prevenção da doença, como prevenir, com a realização do autoexame das mamas, por exemplo. A mulher precisa se tocar, se conhecer, para poder se prevenir ou procurar ajuda médica, caso necessário”, relatou.
Também foi abordada a importância da fisioterapia no tratamento do câncer de mama. “O tratamento não está vinculado apenas ao mastologista ou oncologista, tem toda uma equipe por trás. Por isso, trouxemos um momento ainda de ginástica laboral, com atividade física, alongamento, que é tão fundamental em todas as etapas, na prevenção, durante o tratamento e na recuperação, no pós-câncer de mama”, complementou Anamouse Serra, fisioterapeuta do Hospital Genésio Rêgo.