Notícias
Organização Pan-Americana da Saúde avalia positivamente investimentos do Governo em maternidades maranhenses

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, em visita ao Maranhão nesta segunda-feira (21), pôde observar de perto os resultados alcançados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a ampliação de unidades maternas da rede estadual. Na oportunidade, foram visitadas as Maternidades de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e a de Paço do Lumiar, inaugurada em janeiro deste ano.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou a visita e destacou que as unidades integram o conjunto de investimentos que vêm sendo realizados pelo Governo do Maranhão para ampliar os cuidados na área materno-infantil. “A gente vê que tem feito um bom trabalho quando os nossos pequenos maranhenses estão recebendo o cuidado que merecem logo no nascimento. Temos um olhar especial para a assistência materna-infantil e esse olhar tem melhorado cada vez mais o atendimento a quem precisa da rede pública de saúde”, disse.
Na MACMA, por exemplo, foi feita a implantação da Sala Cuidar, uma rede de atenção às urgências e emergências obstétricas. A unidade, que é referência estadual para parto de alto risco, também recebeu investimentos na atenção hospitalar com a entrega do centro cirúrgico, sala de tomografia e a ampliação do número de leitos de retaguarda materna.
A representante da OPAS, Socorro Gross, ressaltou que é perceptível o resultado dos investimentos. “Vi que no Maranhão o SUS tem cara e coração, tem também um rosto de mulher e dos trabalhadores que atuam aqui. É um SUS que se faz possível com decisão política, decisão técnica e com a vontade das pessoas que acreditam que, sim, o SUS é do que nós precisamos. O SUS é para todos e isso significa não deixar ninguém para trás. Esses pequenos que aqui nascem são o futuro da nação, o futuro do Maranhão. Vocês estão de parabéns”, ressaltou.
O trabalho favorece pacientes como Patrícia Gomes, que é do município de Cachoeira Grande e deu à luz ao pequeno Ryan, de apenas seis dias de vida. “Não estava sentindo as contrações e já estava passando o tempo dele nascer. Assim que eu cheguei aqui, tive uma ótima recepção. Depois do susto, veio o alívio e ter ele nos meus braços. É uma alegria muito grande”, contou.
A puérpera Rosliene Ribeiro, natural da cidade de Humberto de Campos, deu à luz prematuramente a Nicolas Gael. “Na madrugada do dia 14 de março, eu comecei a ter fortes dores e sangramentos; foi quando resolveram me trazer às pressas. Assim que cheguei, os profissionais procuraram me tranquilizar e isso tudo enquanto faziam o atendimento para que eu pudesse dar à luz ao meu filho. O sentimento é de alívio e de gratidão a Deus pela equipe que me ajudou a ter meu filho”, compartilhou Rosliene.
Maternidade de Paço do Lumiar
A visita também se estendeu à Maternidade de Paço do Lumiar, inaugurada em janeiro deste ano. A unidade conta com 34 leitos de alojamento conjunto, pré-parto, parto e pós-parto e oferece atendimento ambulatorial materno-infantil, acompanhamento de pré-natal, parto e puerpério às gestantes das regiões de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. A maternidade também realiza atendimento de urgência, dispondo de seis consultórios ambulatoriais voltados para ginecologia, planejamento familiar e pediatria, com capacidade para a realização de cirurgias ginecológicas.
Acompanhando a comitiva do governo e da OPAS, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, também avaliou positivamente o trabalho. “É um sistema de saúde que dá à população a certeza de que será bem tratada e cuidada. São essas coisas que nos movem diariamente a termos um SUS realmente forte”, disse.