Notícias
Maternidade Humberto Coutinho beneficia crianças com Programa Mais Cirurgias

Referência na assistência cardiológica, pediátrica e pré-natal de risco, de forma humanizada, a Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, deu início, nesta terça-feira (29), a cirurgias pediátricas do Programa Mais Cirurgias. A ação contou com o suporte do recém-inaugurado Hospital da Criança de Colinas, que, junto com a maternidade, reforça a assistência materno-infantil na região.
“Um dos legados que queremos deixar para a posteridade é que este governo priorizou e prioriza a Saúde. Digo isso por se tratar de um direito que todos têm, assim como educação e emprego. Pois é isso que queremos, multiplicar o respeito, valorização e zelo pelo nosso povo, atendendo às necessidades básicas com assistência digna”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Tanto a maternidade como o Hospital da Criança integram a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o plano é poder realizar até 200 cirurgias, atendendo demandas de Herniorrafia, Hipospadia, Orquidopexia e Linfangioma. Durante as ações do programa, as unidades atuarão de forma conjunta, onde a maternidade tem como missão executar os procedimentos, enquanto que o hospital os acompanhamentos pré e pós-cirúrgico, suporte ambulatorial, tudo até a alta médica.
De acordo com a diretora geral da Maternidade Humberto Coutinho, Maria de Lourdes Lopes, o Mais Cirurgias trará muitos benefícios para a região. “De fato, o programa, feito em parceria com as duas unidades médicas geridas pelo Governo do Estado, vão contribuir para um melhor atendimento à população dos 15 municípios da regional. Com as assistências em saúde, setores como o social também serão diretamente impactados, o que é excelente”, pontuou.
Para o diretor geral do Hospital da Criança de Colinas, Leandro Barroso, é um divisor de águas para a região. “Nem nos sonhos mais entusiasmados conseguiríamos imaginar tamanha proeza para a nossa cidade e região. Com as assistências prestadas aqui, teremos um desenvolvimento considerável nos setores da saúde, social e econômico”, destacou.
No pós-operatório, os assistidos pelo programa Mais Cirurgias serão recepcionados pela equipe do corpo clínico, supervisionada pela equipe de médicos cirúrgicos. Uma das crianças contempladas foi a pequena Sofia Kelly, de 5 anos, natural do município de Buriti Bravo. Ela foi a primeira criança a ser operada na unidade de saúde.
Segundo o pai de Sofia, o profissional de adesivagem Cássio Machado, o misto de emoções e agradecimentos tomou conta de todos. “Se não fosse pela unidade, teríamos que tentar vaga em São Luís, o que seria uma dificuldade enorme. Mas quando o médico nos deu a notícia de que a cirurgia seria em Colinas e no mesmo dia, eu agradeci muito a Deus por isso”, declarou.
Partilhando do mesmo sentimento, o médico e cirurgião pediátrico Orlando Correa Veras, responsável por fazer os procedimentos em Sofia, enfatizou iniciativas do tipo dão sentido à missão de fazer medicina no SUS. “Eu sou um médico do SUS. Faço questão de atuar na assistência pública de saúde, pois é onde mais se precisa do suporte especializado. É onde fazemos a diferença< isso me dá uma satisfação enorme. É para isso que a gente se forma em medicina”.
Estrutura
Inaugurada em 2018, a Maternidade Humberto Coutinho conta com 10 leitos de UTI NeoNatal, 24 leitos de internação em obstetrícia clínica e cirúrgica e 20 leitos de internação em pediatria clínica e cirúrgica e 1 de neonatologia. Além disso, dispõe de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) que compreende diagnóstico por radiologia, diagnóstico por ultrassonografia e diagnóstico em laboratório clínico.
Parceiro na realização das intervenções cirúrgicas, o Hospital da Criança de Colinas tem sua estrutura 30 leitos, sendo 20 pediátricos e 10 adulto, equipamentos para exame diagnóstico por imagem, como raio-x, ultrassom, tomografia e exames laboratoriais. Com atendimento em emergência pediátrica 24 horas por dia, também oferta consultas ginecológicas, pediátricas e de agendamento de procedimentos cirúrgicos.