Notícias
Março Lilás: Estado garante assistência especializada para prevenção e tratamento do câncer de colo do útero
O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dá início às diversas atividades referentes ao “Março Lilás”, mês dedicado à Campanha Nacional de Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo Uterino.
Para prevenção e tratamento do câncer de colo do útero, a SES oferta ampla assistência na rede estadual de saúde com consultas especializadas, exames e diagnósticos, enquanto que nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada para a população no SUS, são ofertados exames básicos, como o Papanicolau.
“O exame é uma responsabilidade dos municípios e pode ser acessado nas UBS de forma permanente durante todo o ano. Dessa forma, participamos como apoiadores no intuito de incentivar o público feminino para buscar atendimento médico também em nossas unidades, evitando o adoecimento e fortalecendo o diagnóstico precoce”, disse a coordenadora do Departamento de Alta Complexidade da SES, Hívena Lima.
De acordo com o resultado dos exames, as pacientes assistidas nas UBSs podem ser encaminhadas para atendimento na rede estadual. Para isso, os agendamentos são realizados pelos canais disponibilizados pelo governo. Para demandas com ginecologista e mastologista, a marcação deve ser realizada via Disque Saúde, pelo número (98) 3190-9091 (WhatsApp e ligação telefônica), App Procon e unidades do Viva.
“No momento da consulta, a paciente deve apresentar o cartão do SUS, RG e encaminhamento do procedimento a ser realizado. A usuária que for realizar o exame de mamografia para rastreamento precisa ter a xerox do cartão do SUS, RG e comprovante de residência”, destacou a coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão, Mércia Gonçalves.
Rede assistencial
Na rede da SES, na capital, as mulheres poderão contar com atendimento para prevenção e diagnóstico especializado por meio das Policlínicas Cidade Operária, do Idoso, Vila Luizão, Vinhais, da Criança (Cohab), Coroadinho e Diamante; e no interior do estado, nas Policlínicas de Presidente Dutra, Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês, São Bento e Codó.
Para atendimento ambulatorial com medicina ginecológica e exames específicos para prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero, foram destacados os Hospitais Aquiles Lisboa (HAL), Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Regional de Chapadinha, Hospital Macrorregional de Imperatriz “Dra. Ruth Noleto”, Hospital da Criança e da Mulher (Colinas), Hospital Regional de Timbiras.
Quanto ao tratamento, a rede conta com o Hospital de Câncer do Maranhão, referência oncológica no estado, e o Hospital Macrorregional de Caxias “Dr. Everaldo Ferreira Aragão”. Além destes, o Hospital Aldenora Bello, de administração filantrópica, e o Hospital São Rafael (Imperatriz), de gestão particular, foram pactuados pelo governo do Estado para ampliar o atendimento para a população maranhense na Rede SUS.