Notícias
Maranhão recebe Carreta Novartis da Saúde contra a hanseníase
Entre janeiro e março de 2022, a população maranhense recebe a Carreta Novartis da Saúde, projeto itinerante que promove acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença. O caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel – com cinco consultórios e um laboratório – fica no Maranhão até 31 de março.
O projeto é desenvolvido em um esforço conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios. Nesta edição, a Carreta leva atendimento em 20 municípios: Açailândia, Arari, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro Água Branca, Timon, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.
Anualmente, a hanseníase atinge cerca de 30 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, deixando o país na vice-liderança no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Secretaria de Saúde do Maranhão, em média, 3 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com a doença no estado.
“Infelizmente, a hanseníase é uma doença negligenciada que deveria ter sido eliminada, mas ainda é uma realidade do Brasil. Por isso, como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Novartis, na frente de saúde pública, investimos anualmente R$ 1 milhão neste projeto, estabelecendo uma parceria de confiança com o Ministério da Saúde e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para promover acesso a tratamentos à população”, afirma Michelle Ehlke, diretora de Saúde Global e Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil.
Com atuação há mais de dez anos, a Carreta Novartis da Saúde já passou por cerca de 500 municípios (18 estados), realizou mais de 70 mil atendimentos gratuitos e é responsável por cerca de 25% de todos os diagnósticos realizados no país. A medicação do tratamento que reflete na cura da hanseníase está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil.
“Na Carreta, os pacientes passam por consulta de enfermagem e médica. A continuidade dessa assistência é feita em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, preferencialmente a mais próxima de onde o paciente reside”, explica a coordenadora Programa Estadual de Controle da Hanseníase da SES, Maria Raimunda Mendonça.
Confira abaixo a programação da Carreta:
– São José de Ribamar (19 a 22 de janeiro)
– São Luís (24 a 29 de janeiro)
– Paço do Lumiar (31 de janeiro a 04 de fevereiro)
– Itapecuru Mirim (07 a 8 de fevereiro)
– Arari (09 a 10 de fevereiro)
– Vitória do Mearim (11 a 12 de fevereiro)
– Viana (14 a 15 de fevereiro)
– Lago da Pedra (17 a 19 de fevereiro)
– Bacabal (21 a 22 de fevereiro)
– Zé Doca (24 a 25 de fevereiro)
– São Pedro Água Branca (03 a 05 de março)
– Açailândia (07 a 09 de março)
– Imperatriz (10 a 12 de março)
– Balsas (14 a 16 de março)
– Grajaú (18 a 19 de março)
– São Mateus do Maranhão (21 a 22 de março)
– Coroatá (23 a 24 de março)
– Codó (25 a 26 de março)
– Caxias (28 a 29 de março)
– Timon (30 a 31 de março)