Notícias
Maranhão é o primeiro estado do Nordeste a conquistar acreditação em hospital público de alta complexidade
O governo do Estado recebeu mais um reconhecimento importante para a rede pública de saúde do Maranhão. O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, se tornou o primeiro hospital público do estado a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta conquista coloca o Maranhão em um patamar de excelência na região Nordeste, sendo o segundo estado a receber a certificação na rede pública e o primeiro a ser acreditado em serviços de alta complexidade.
Na terça-feira (28), foi realizada uma solenidade de entrega do certificado, no HCM, com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, do presidente da ONA, Adriano Antunes, do corpo de diretores e profissionais da saúde do HCM e demais autoridades.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões da ONA, reconhecidos internacionalmente. A certificação avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Para o governador Carlos Brandão, esse reconhecimento comprova a qualidade dos serviços prestados pela saúde do Estado. “Nós estamos vivendo um momento ímpar, mostrando para o Brasil e para o mundo que é possível um hospital público ter serviço de qualidade. Saúde não é só para quem tem dinheiro, saúde é para todo mundo. Nossos hospitais vão ganhar, com certeza, novos certificados”, destacou Brandão.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que melhorar a qualidade dos serviços prestados também integra o processo de expansão da rede de saúde pública no Maranhão.
“O nosso desafio é fazer com que esse selo de qualidade se espalhe para várias outras unidades do estado do Maranhão. O nosso desafio é melhorar e ampliar o acesso à saúde, lembrando que ampliar o acesso não é apenas inaugurar novas edificações físicas, é também otimizar o que nós temos hoje”, explicou Tiago.
A certificação da ONA é válida por dois anos e os serviços são avaliados periodicamente. Em abril do último ano, a equipe do HCM deu início ao plano de ação para a conquista da certificação. Após um estudo criterioso de dez meses da ONA, o HCM conquistou a acreditação.
Além do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, a Unidade de Especialidade Odontológica – Sorrir Centro conquistou a Acreditação Nível I pela ONA, em 2022. O Sorrir é a primeira iniciativa do segmento no Brasil, via SUS, a conquistar a certificação.
Atendimento humanizado
Outra conquista celebrada pela equipe do HCM foi a revitalização da nova área de vivência da unidade. Após uma reforma, o espaço recebeu uma área verde com árvores e plantas, serviços de pintura e construção de uma passarela.
“A área de vivência é uma área específica que quebra aquele ambiente hospitalar. Uma área de harmonia e convivência para os pacientes que estão internados e para seus familiares, que podem usufruir deste local, melhorando, assim, a resposta terapêutica ao tratamento”, explicou o diretor Geral do HCM, Edilson Medeiros.
Quem estava aproveitando um pouco o sol da manhã na nova área de convivência era Maria Domingas Jesus Santos, 21 anos. Ela está sob os cuidados da equipe do hospital há um mês, devido ao diagnóstico de polimiosite. “É muito bom sair do quarto um pouco, pegar um ar. Sair e espairecer, não ficar só trancada”, disse.