Notícias
Mais de mil inscritos participam da II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Com o objetivo de divulgar práticas exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão, a II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) supera o público da primeira edição, alcançando mais de mil pessoas durante os dois dias iniciais de evento e quase 300 trabalhos submetidos. A Mostra prossegue até sexta-feira (18).
Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), a Mostra reuniu discentes, docentes e profissionais da saúde para abordar o tema “Ciência, saúde e cuidado no cotidiano do SUS no Maranhão”. A programação diversa proporcionou espaços de troca de experiências a partir de mesas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e lançamento de publicações.
A abertura foi realizada, nesta quarta-feira (16), no Convento das Mercês, em São Luís, e o evento segue até dia 18, quando ocorre a premiação e a menção honrosa para os três trabalhos com maior pontuação de cada eixo da Mostra: Atenção nas Linhas de Cuidado, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Covid-19.
“Tivemos uma repercussão bastante significativa de trabalhos relacionados à linha de cuidado, tanto sob o ponto de vista da gestão quanto sob o ponto de vista assistencial, além de abordagens da linha de cuidado na atenção primária e na atenção hospitalar”, comenta Ana Lúcia Nunes, diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Maranhão, sobre as submissões dos trabalhos.
A fisioterapeuta Helen Karolynne Silva Pinheiro, 31 anos, participou dos dois primeiros dias de evento. Ela é Residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Maranhão – Concentração em Neonatologia, da ESP/MA, e enxerga a Mostra como uma forma de atualização dos conhecimentos: “É a primeira vez que participo e estou gostando muito das palestras de educação continuada. É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e reunir o meio acadêmico, gestores e profissionais da saúde para discutir temas relevantes sobre a saúde pública no nosso estado”.
Retrospectiva
Nos dias 16 e 17, o público pôde aproveitar uma programação extensa, com Mesas como “A ciência que constrói o SUS”, “Educação permanente em saúde no SUS”, “Análises em R na saúde pública do Maranhão: a experiência do curso de R nas Redes de Saúde Estadual”, “O impacto da Covid-19 na saúde pública”, rodas de conversa na Tenda Paulo Freire, além de apresentação de trabalhos e de publicações como o “Planejamento Regional Integrado (PRI)”, “Repercussões das políticas nacionais e controle da Hanseníase” e “Inumeráveis”, entre outras atividades.