Notícias
Mães da Maternidade Nossa Senhora da Penha recebem cuidado e atendimento humanizado
O tratamento humanizado é um diferencial no atendimento realizado pela Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Gurda, e neste domingo (14) em que se comemora o Dia das Mães, a data teve um sabor ainda mais especial para três mulheres. Uma delas é a paciente Cirene Silva de Souza, mãe de primeira viagem que deu à luz ao pequeno Heitor Estevão Mendes, na última sexta-feira (12).
Ela foi só elogios ao acolhimento e trabalho realizado pela unidade de saúde, que é administrada pelo Instituto Acqua e integra a rede de cuidados maternos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Eu fui bem recebida aqui na maternidade e tive um ótimo atendimento, toda hora que eu precisava tinha alguém para vir, seja um médico ou uma médica. Ser mãe está sendo uma experiência muito boa, é uma sensação que eu nem sei explicar direito”, comentou.
Esse sentimento novo e às vezes difícil de explicar é compartilhado por quem tem a missão de cuidar dos pacientes. Trabalhando há três anos na unidade, a técnica de enfermagem Maria Ildecy está no sexto mês de gestação e pela primeira vez vivencia um Dia das Mães em que está entre as homenageadas.
“Esse é o meu primeiro Dia das Mães e de uma certa forma eu fugia dessa data, pois eu perdi minha mãe há nove anos. E a Helena chegou em um momento em que estávamos sofrendo muito, pois perdemos o meu sogro recentemente. Ela trouxe alegria para a família e está sendo maravilhoso, a cada dia é uma descoberta”, revelou.
Ela conta que o cuidado com as pessoas é algo que a inspira e por isso sonhava em trabalhar na maternidade. “É maravilhoso trabalhar aqui na Maternidade Nossa Senhora da Penha sou técnica da classificação, a gente recebe as pacientes grávidas, é prazeroso e era o meu sonho trabalhar em uma maternidade, a gente se dedica muito e a cada dia a gente aprende um pouco mais”, comentou.
Outra mãe gestante que compartilha afeto e cuidado com as pacientes da Maternidade Nossa Senhora da Penha é a farmacêutica Alzilene Pimentel, gestante de quase sete meses da Melinda, sua segunda filha.
“É gratificante ser mãe, trabalhar, e principalmente trabalhar numa maternidade, em que você lida com várias mães. Esse é um momento especial em estar aqui, trabalhando, guerreira, junto com as mãezinhas. E hoje a Melinda me presentou mexendo bastante, então é uma sensação muito boa”, declarou.
Sobre a Maternidade Nossa Senhora da Penha
Localizada no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, a Maternidade Nossa Senhora da Penha é referência em risco habitual. Por mês, a unidade realiza uma média de 597 atendimentos de emergência, 414 consultas (multidisciplinares: serviço social, enfermagem, psicóloga, nutricionista, atividades educativas). Além disso, a maternidade dispõe de cartório para os recém-nascidos, que já recebam alta devidamente registrados; e sala de apoio à amamentação, atendendo demanda externa caso o recém-nascido ou a puérpera precise de suporte no processo de amamentação após a alta hospitalar. Também são ofertadas as primeiras vacinas (BCG e Hepatite B) e todos os testes de triagem neonatal.