Notícias
Hospital de Câncer recebe treinamento do Hospital Sírio-Libanês para aperfeiçoar cuidados paliativos

O Hospital de Câncer do Maranhão, unidade que integra a rede estadual de saúde, está sendo acompanhado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, para aperfeiçoar o trabalho realizado na área de Cuidados Paliativos. A unidade maranhense foi selecionada para receber a capacitação por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde.
“O objetivo é aliar o bom trabalho executado pelo Hospital de Câncer com a expertise do Hospital Sírio-Libanês, de forma a melhorar a oferta de serviços direcionados aos pacientes oncológicos assistidos na unidade. Os cuidados paliativos têm como característica o atendimento não mais no sentido curativo, mas de assistência ao paciente até o final da vida, com foco também no contexto familiar”, explicou a coordenadora do Departamento de Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Hívena Lima.
O Hospital de Câncer já trabalha com a metodologia dos cuidados paliativos e o programa é uma oportunidade de promover a qualificação e atualização da equipe multiprofissional da unidade. O treinamento acontece por etapas e a primeira ocorreu na última semana, quando a equipe do Hospital Sírio-Libanês esteve na unidade para conhecer os serviços já ofertados.
A responsável pela Clínica de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer, Camila Alencar, destacou que a capacitação contribuirá de maneira positiva para o plano terapêutico elaborado para cada paciente. “Está sendo uma experiência fundamental no trajeto profissional que temos desempenhado. São valores e conhecimentos técnicos que estão sendo agregados a todos da equipe”, pontuou.
Os encontros continuarão on-line mensalmente e também de forma presencial; e o programa tem duração de 10 meses. A ações se concentrarão em setores específicos como enfermaria, ambulatório e cuidado domiciliar, este último feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.
A psicóloga que integra a equipe do Hospital Sírio-Libanês, Catherine Conrado, descreveu o enfoque como sendo promoção à sensibilização. “Dentro do que foi proposto, trouxemos desde uma melhor compreensão sobre a noção de cuidados paliativos, a abordagem com os pacientes que tenham doenças ameaçadoras à vida, de forma a promover a difusão de conhecimentos e de boas práticas”, destacou.
Segundo a enfermeira Heloísa Maragno, também do PROADI-SUS de Cuidados Paliativos, os conteúdos serão dispensados atendendo a temas pontuais. “A programação das aulas foi toda pensada de forma específica. Isso significa que entrarão algumas particularidades, como por exemplo a pediatria, UTI, conteúdo para técnicos de enfermagem. Além disso, também objetivamos construir planos de ação pensando no que faz mais sentido dentro da necessidade local, adequados à realidade dos serviços”, detalhou.
Atualmente, o Hospital de Câncer conta com 11 leitos exclusivos destinados a pacientes em cuidados paliativos. Dão suporte a esse serviço uma equipe multiprofissional formada por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e médicos paliativistas.


