Notícias
Governo vacinou quase 1,4 mil pessoas no “Maior São do Mundo”
No “Maior São João do Mundo”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vacinou quase 1,4 mil pessoas, durante 34 dias do Arraial da Vacinação, instalado pelo Governo do Maranhão, no Arraial do Ipem, no Calhau, em São Luís.
O público que acompanhou a programação de peso da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) no Arraial do Ipem, também aproveitou os festejos juninos para atualizar o calendário vacinal. Ao todo, 1.357 pessoas foram vacinadas contra Influenza e Covid-19, sendo 503 doses da vacina Bivalente e 854 doses da Influenza.
A iniciativa da SES proporcionou mais praticidade para muitas pessoas, como a administradora de imóveis Rosana Sampaio, de 54 anos. “No arraial foi muito cômodo pra mim, facilitou muito a minha vida”, disse.
A empresária Samura Oliveira, de 54 anos, também destacou a oportunidade de encontrar um ponto de vacinação no arraial junino. “Eu vim tomar a bivalente porque todo dia eu ficava adiando, vi aqui e decidi aproveitar, achei ótimo. Isso ajuda muito quem tem pouco tempo ao longo da semana”, avaliou.
A turista do Estado de Goiás, Cristina Marques, de 50 anos, autônoma, perdeu a irmã, há mais de 15 anos, por complicações da Influenza. De férias no Maranhão, o Arraial da Vacinação facilitou a imunização da turista. “Todo ano eu me vacino e poder fazer isso aqui, num momento de lazer, é maravilhoso! Minha irmã não teve essa chance, já que não existia essa vacina na época. Nós fomos acostumados a vacinar desde criança, a vacinação salva vidas, então a gente precisa aproveitar”, disse.
O Arraial da Vacinação esteve aberto, de quinta-feira a domingo, das 18h às 21h, desde abertura do São João do Maranhão, no Arraial do Ipem, em 4 de junho. Neste domingo (9), o Arraial do Ipem encerrou a programação junina no “Maior São João do Mundo”.
A estratégia de buscar novos espaços onde as pessoas estão reunidas para o lazer, foi uma das maneiras que a SES encontrou para ampliar a cobertura vacinal e manter a população protegida.
Para a superintende de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a mobilização estadual, na execução da vacinação no período junino, é uma das formas de contribuir para o aumento da vacinação.
“A SES tem adotado como estratégia colocar equipes em locais com grande circulação de pessoas. Essa facilidade contribui para que famílias inteiras posam atualizar sua carteira de vacinação. Além disso, temos a preocupação de sensibilizar as pessoas a voltarem a aderir às vacinas, assim minimizamos o agravamento de inúmeras doenças que são imunopreveníveis”, esclareceu a Tayara Pereira.